A escuta de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar na concepção de profissionais que atuam no âmbito do Judiciário
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p60 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de profissionais da área da saúde e operadores do Direito a respeito da escuta das crianças que experimentaram abuso sexual intrafamiliar. Foi realizado um estudo descritivo transversal, utilizando-se a técnica de entrevista individual semiestruturada para coleta de dados e análise de conteúdo para análise dos dados. Participaram 15 profissionais da área da saúde e operadores do Direito. Os resultados apontaram para a existência de limitações na escuta da criança no âmbito do Judiciário e para o despreparo dos profissionais para realização dessa escuta. Identifica-se uma tensão entre as necessidades da criança e as demandas do Judiciário com relação à constituição da prova e responsabilização do agressor. Conclui, salientando a importância do trabalho interdisciplinar. Listening to children victims of sexual abuse in the family context according to professionals of the Judiciary System Abstract The goal of this study was to analyze the conceptions of Health Professionals and Law Operators of the Judiciary System in what concerns listening to children who have suffered sexual abuse in the family context. A transversal descriptive study was carried out, using semi-structured individual interviews for data collection and content analysis. The participants were fifteen Health Professionals and Law Operators. The results indicated limitations in listening to the child in the judiciary context, as well as professionals unprepared for the task. There is a tension between the child’s needs and the judiciary’s demands in relation to the collection of evidence and the offender’s accountability. We conclude stressing the importance of interdisciplinary work. Resumen Este estudio tuvo como objetivo examinar las concepciones de escuchar a los niños que han sufrido abuso sexual intrafamiliar acuerdo con los profesionales en el área de Salud y los operadores de la ley que actúan en el seno del Poder Judicial. Se realizó un estudio descriptivo transversal, mediante la técnica de entrevista semi-estructurada para la recolección de los datos y el análisis de contenido para el análisis de los datos. Los participantes fueron 15 profesionales en el área de Salud y los operadores de derecho. Los resultados apuntan a la existencia de limitaciones en la escucha del niño en el poder judicial y la falta de preparación de los profesionales para lograr esta escucha. Se identifica una tensión entre las necesidades del niño y las demandas del Poder Judicial en relación con la recogida de pruebas y la responsabilidad del delincuente. Se concluye destacando la importancia del trabajo interdisciplinario. |
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A escuta de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar na concepção de profissionais que atuam no âmbito do JudiciárioPalavras-chaveescuta de criançasabuso sexualJudiciáriointerdisciplinaridade. / Key wordsListening to childrenSexual abuseJudiciary SystemInterdisciplinarity. / Palabras claveescucha de niñosel abuso sexualpoder judicialinterdisciplResumo O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de profissionais da área da saúde e operadores do Direito a respeito da escuta das crianças que experimentaram abuso sexual intrafamiliar. Foi realizado um estudo descritivo transversal, utilizando-se a técnica de entrevista individual semiestruturada para coleta de dados e análise de conteúdo para análise dos dados. Participaram 15 profissionais da área da saúde e operadores do Direito. Os resultados apontaram para a existência de limitações na escuta da criança no âmbito do Judiciário e para o despreparo dos profissionais para realização dessa escuta. Identifica-se uma tensão entre as necessidades da criança e as demandas do Judiciário com relação à constituição da prova e responsabilização do agressor. Conclui, salientando a importância do trabalho interdisciplinar. Listening to children victims of sexual abuse in the family context according to professionals of the Judiciary System Abstract The goal of this study was to analyze the conceptions of Health Professionals and Law Operators of the Judiciary System in what concerns listening to children who have suffered sexual abuse in the family context. A transversal descriptive study was carried out, using semi-structured individual interviews for data collection and content analysis. The participants were fifteen Health Professionals and Law Operators. The results indicated limitations in listening to the child in the judiciary context, as well as professionals unprepared for the task. There is a tension between the child’s needs and the judiciary’s demands in relation to the collection of evidence and the offender’s accountability. We conclude stressing the importance of interdisciplinary work. Resumen Este estudio tuvo como objetivo examinar las concepciones de escuchar a los niños que han sufrido abuso sexual intrafamiliar acuerdo con los profesionales en el área de Salud y los operadores de la ley que actúan en el seno del Poder Judicial. Se realizó un estudio descriptivo transversal, mediante la técnica de entrevista semi-estructurada para la recolección de los datos y el análisis de contenido para el análisis de los datos. Los participantes fueron 15 profesionales en el área de Salud y los operadores de derecho. Los resultados apuntan a la existencia de limitaciones en la escucha del niño en el poder judicial y la falta de preparación de los profesionales para lograr esta escucha. Se identifica una tensión entre las necesidades del niño y las demandas del Poder Judicial en relación con la recogida de pruebas y la responsabilidad del delincuente. Se concluye destacando la importancia del trabajo interdisciplinario. Editora PUC Minas2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p6010.5752/P.1678-9563.2009v15n3p60Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 60 - 811678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p60/956Fröner, Janaína PertyRamires, Vera Regina Röhneltinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T15:20:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1019Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-06-15T15:20:21Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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