DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas-Ferreira, Jane Farias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/22483
Resumo: Este estudo exploratório teve como objetivo investigar fatores promotores ou inibidores do desenvolvimento de talentos entre os Yuhup. Os dados foram construídos por entrevistas com não-autóctone e analisados por meio de procedimentos qualitativos. Não existe uma palavra para definir talento na língua Maku, mas os Yuhup reconhecem os artesãos como pessoas talentosas. A expressão do talento é mediada pelo gênero: homens constroem artefatos rituais e para a pesca e caça; enquanto as mulheres se dedicam a cestaria, vestimenta e adornos. As técnicas e os saberes são repassados transgeracionalmente pela repetição e observação e como parte da rotina familiar. Destacaram-se como desafios para o desenvolvimento dos talentos: a identificação precoce das crianças e a formação de professores para atuarem na Educação Escolar Indígena. Indica-se a necessidade de futuras pesquisas traçarem indicadores para oferta de serviços educacionais que promovam o desenvolvimento das potencialidades de crianças e jovens talentos na comunidade Yuhup.
id PUC_MG-3_cf9e7717cb84232559b7261898f0baf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22483
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS: DEVELOPMENT OF INDIGENOUS TALENT: EXPLORATORY STUDY ON THE YUHUPDESARROLLO DE TALENTOS INDÍGENAS: ESTUDIO EXPLORATORIO SOBRE EL YUHUP talent developmentYuhupindigenous peoplegifted educationdesarrollo del talentoYuhuppueblos indígenaseducación del sobredotadodesenvolvimento de talentosYuhuppovos indígenaseducação de superdotadosEste estudo exploratório teve como objetivo investigar fatores promotores ou inibidores do desenvolvimento de talentos entre os Yuhup. Os dados foram construídos por entrevistas com não-autóctone e analisados por meio de procedimentos qualitativos. Não existe uma palavra para definir talento na língua Maku, mas os Yuhup reconhecem os artesãos como pessoas talentosas. A expressão do talento é mediada pelo gênero: homens constroem artefatos rituais e para a pesca e caça; enquanto as mulheres se dedicam a cestaria, vestimenta e adornos. As técnicas e os saberes são repassados transgeracionalmente pela repetição e observação e como parte da rotina familiar. Destacaram-se como desafios para o desenvolvimento dos talentos: a identificação precoce das crianças e a formação de professores para atuarem na Educação Escolar Indígena. Indica-se a necessidade de futuras pesquisas traçarem indicadores para oferta de serviços educacionais que promovam o desenvolvimento das potencialidades de crianças e jovens talentos na comunidade Yuhup.This exploratory study aimed to investigate the talent development processes among the Yuhup. The data were constructed by qualitative procedures and analyzed by Qualitative Epistemology. There are no words to define talent in the Maku language, but the Yuhup people recognize artisans as talented people. The expression of talent is mediated by gender: men build ritual and fishing and hunting artifacts, while women dedicate themselves to basketry, clothing, and ornaments. Techniques and knowledge are transmitted transgenerationally through repetition and observation and as part of the family's routine. The following stood out as challenges for talent development: the early recognition of children and the training of teachers to work in Indigenous School Education. The need for future research is pointed out to outline indicators for the provision of services that promote the development of the potential of children and young talents in the Yuhup community.Este estudio exploratorio tuvo como objetivo investigar los procesos de desarrollo del talento entre el pueblo Yuhup. Los datos se construyeron utilizando procedimientos cualitativos y se analizaron en Epistemología Cualitativa. Los Yuhup reconocen a los artesanos como personas con talento. La expresión del talento está mediada por el género: los hombres construyen artefactos para pesca, caza y rituales; y las mujeres se dedican a la cestería, ropa y adornos. Las técnicas y los conocimientos se transfieren de generación en generación mediante la repetición y la observación como parte de la rutina familiar. Los siguientes se destacaron como desafíos para el desarrollo del talento: el reconocimiento temprano de los niños y la capacitación de maestros para trabajar en la Educación escolar Indígena. Se indica la necesidad de futuras investigaciones para delinear indicadores para la provisión de servicios que promuevan el desarrollo del potencial de niños y jóvenes en la comunidad Yuhup.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2248310.5752/P.1678-9563.2021v27n2p513-532Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 513-5321678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/22483/19966Chagas-Ferreira, Jane Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22483Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
DEVELOPMENT OF INDIGENOUS TALENT: EXPLORATORY STUDY ON THE YUHUP
DESARROLLO DE TALENTOS INDÍGENAS: ESTUDIO EXPLORATORIO SOBRE EL YUHUP
title DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
Chagas-Ferreira, Jane Farias
talent development
Yuhup
indigenous people
gifted education
desarrollo del talento
Yuhup
pueblos indígenas
educación del sobredotado
desenvolvimento de talentos
Yuhup
povos indígenas
educação de superdotados
title_short DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
title_full DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
title_sort DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:
author Chagas-Ferreira, Jane Farias
author_facet Chagas-Ferreira, Jane Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas-Ferreira, Jane Farias
dc.subject.por.fl_str_mv talent development
Yuhup
indigenous people
gifted education
desarrollo del talento
Yuhup
pueblos indígenas
educación del sobredotado
desenvolvimento de talentos
Yuhup
povos indígenas
educação de superdotados
topic talent development
Yuhup
indigenous people
gifted education
desarrollo del talento
Yuhup
pueblos indígenas
educación del sobredotado
desenvolvimento de talentos
Yuhup
povos indígenas
educação de superdotados
description Este estudo exploratório teve como objetivo investigar fatores promotores ou inibidores do desenvolvimento de talentos entre os Yuhup. Os dados foram construídos por entrevistas com não-autóctone e analisados por meio de procedimentos qualitativos. Não existe uma palavra para definir talento na língua Maku, mas os Yuhup reconhecem os artesãos como pessoas talentosas. A expressão do talento é mediada pelo gênero: homens constroem artefatos rituais e para a pesca e caça; enquanto as mulheres se dedicam a cestaria, vestimenta e adornos. As técnicas e os saberes são repassados transgeracionalmente pela repetição e observação e como parte da rotina familiar. Destacaram-se como desafios para o desenvolvimento dos talentos: a identificação precoce das crianças e a formação de professores para atuarem na Educação Escolar Indígena. Indica-se a necessidade de futuras pesquisas traçarem indicadores para oferta de serviços educacionais que promovam o desenvolvimento das potencialidades de crianças e jovens talentos na comunidade Yuhup.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/22483
10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p513-532
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/22483
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p513-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/22483/19966
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 513-532
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688270300119040