Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Jane Farias
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28044
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.
id UNB_6489a7ed8c0f7a4f91ca262434f111f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28044
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimentoProfile of talented adolescents and strategies for their developmentAdolescentesTalentosSuperdotadosFamíliaEstratégiaO objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.The purpose of this study was to examine cognitive, academic, affective and social characteristics of talented adolescents, and to identify factors that promote or inhibit the development of their abilities, based on their perception and of their family and teachers. Four talented students, 12 family members and five teachers participated in the study. A semi-structured interview was used as instrument. The results indicated that the most acknowledged cognitive and academic characteristics were: Autodidactism, easiness to learn, and dedication to studies. Among the affective and social characteristics, the ones highlighted were: determination, shyness, and preference for social isolation. Frequently indicated factors that promote talent development were: Family support and services in the resources room. The main barrier was the access to specialized services.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T04:56:26Z2017-12-07T04:56:26Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 385-392, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28044http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Jane FariasFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/28044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
Profile of talented adolescents and strategies for their development
title Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
spellingShingle Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
Chagas, Jane Farias
Adolescentes
Talentos
Superdotados
Família
Estratégia
title_short Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
title_full Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
title_fullStr Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
title_full_unstemmed Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
title_sort Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento
author Chagas, Jane Farias
author_facet Chagas, Jane Farias
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Jane Farias
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Talentos
Superdotados
Família
Estratégia
topic Adolescentes
Talentos
Superdotados
Família
Estratégia
description O objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2017-12-07T04:56:26Z
2017-12-07T04:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 385-392, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28044
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001
identifier_str_mv CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 385-392, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28044
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900999045120000