A escola e a semiliberdade: a importância do diálogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P50 |
Resumo: | A relação do adolescente autor de ato infracional com o espaço escolar é otema central deste artigo. Procurou-se refletir sobre o eixo da escolarização namedida socioeducativa de semiliberdade, levando em conta as peculiaridadesde tal medida no que concerne aos impasses vividos com a escola. Para isso,realizou-se uma análise tanto da evasão escolar dos adolescentes, destacandosea função da escola em suas vidas e as dificuldades de permanecer no espaçoescolar, quanto dos problemas enfrentados por professores na inserção dessesalunos. Entender os desafios da escolarização na medida de semiliberdadecontribui para uma compreensão ampliada dos impasses na educação hoje,visto que isso demanda uma pesquisa que contemple os jovens e sua relaçãoconflituosa com a escola, a dificuldade dos educadores com a transmissão ea resistência das instituições. Finalmente, sugerem-se saídas para o trabalhoda semiliberdade com base no entendimento da escola como lugar de vida. |
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