O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Denise da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bortolini, Marcela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p373
Resumo: A escola é uma das influências mais significativas na formação das crianças, visto que contribui para o seu desenvolvimento por meio do ensino de comportamentos, habilidades e valores. A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. O presente artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. O trabalho com a habilidade de assertividade mostrou-se essencial diante dos conflitos presentes no âmbito escolar, visto que possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Constata-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.
id PUC_MG-3_da8806513afb3131a23d2a1ea5753bac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3123
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola-A escola é uma das influências mais significativas na formação das crianças, visto que contribui para o seu desenvolvimento por meio do ensino de comportamentos, habilidades e valores. A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. O presente artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. O trabalho com a habilidade de assertividade mostrou-se essencial diante dos conflitos presentes no âmbito escolar, visto que possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Constata-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.Editora PUC Minas2013-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p37310.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373Psicologia em Revista; v. 18 n. 3 (2012): PSICOLOGIA EM REVISTA; 373-3881678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p373/5301Maia, Denise da SilvaBortolini, Marcelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3123Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
title O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
spellingShingle O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
Maia, Denise da Silva
-
title_short O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
title_full O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
title_fullStr O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
title_full_unstemmed O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
title_sort O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola
author Maia, Denise da Silva
author_facet Maia, Denise da Silva
Bortolini, Marcela
author_role author
author2 Bortolini, Marcela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Denise da Silva
Bortolini, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description A escola é uma das influências mais significativas na formação das crianças, visto que contribui para o seu desenvolvimento por meio do ensino de comportamentos, habilidades e valores. A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. O presente artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. O trabalho com a habilidade de assertividade mostrou-se essencial diante dos conflitos presentes no âmbito escolar, visto que possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Constata-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p373
10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p373
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p373/5301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 18 n. 3 (2012): PSICOLOGIA EM REVISTA; 373-388
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271935897600