Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Lorena de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aquino, Fabíola de Sousa Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663
Resumo: O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.
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