Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663 |
Resumo: | O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista. |
id |
PUC_MG-3_f11a1116a43b5513a8ded554718a2619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8663 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de PsicologiaPsicologia Escolarqueixa escolarClínicas-EscolaQueixas escolares encaminhadas a Clínicas-Escolas de PsicologiaO encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/zipimage/jpeghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/866310.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 158-1741678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/14031http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/15545http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/15546https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Lorena de AlmeidaAquino, Fabíola de Sousa Braz2019-09-16T03:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8663Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:13Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
title |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
spellingShingle |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia Cavalcante, Lorena de Almeida Psicologia Escolar queixa escolar Clínicas-Escola Queixas escolares encaminhadas a Clínicas-Escolas de Psicologia |
title_short |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
title_full |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
title_fullStr |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
title_full_unstemmed |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
title_sort |
Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia |
author |
Cavalcante, Lorena de Almeida |
author_facet |
Cavalcante, Lorena de Almeida Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Lorena de Almeida Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar queixa escolar Clínicas-Escola Queixas escolares encaminhadas a Clínicas-Escolas de Psicologia |
topic |
Psicologia Escolar queixa escolar Clínicas-Escola Queixas escolares encaminhadas a Clínicas-Escolas de Psicologia |
description |
O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/14031 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/15545 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8663/15546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 158-174 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273102962688 |