O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744 |
Resumo: | ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018. |
id |
UFC-7_1351aa75e4691cfc719b96406a9a5ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42744 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.Psicologia escolarFracasso escolarQueixa escolarPrática do psicológoALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.Na presente pesquisa, pretendeu-se entender como é concebido o fracasso/queixa escolar e as práticas da psicologia escolar/educacional relacionadas nas produções científicas da área. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes nas plataformas online Scielo e Pepsic, com os descritores “fracasso escolar” e “queixa escolar”, publicados no período dos últimos dez anos (2009 - 2018). De acordo com critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa de artigos, obtiveram-se na plataforma Scielo 15 trabalhos e na plataforma Pepsic cinco. Ao todo, somaram-se 20 artigos analisados na presente pesquisa, sendo 75% publicados nos últimos cinco anos. Buscaram-se nos artigos quais as concepções de fracasso/queixa escolar que os autores assinalavam, a quais fatores atribuíam a produção da queixa escolar, qual o trabalho do psicólogo perante essa demanda e se descreviam algum tipo de intervenção voltada para a área. Como resultado da pesquisa, com relação à conceituação de fracasso/queixa escolar, em 70% dos trabalhos, os autores entendem o fracasso como um fenômeno multifacetado. No aspecto que diz respeito aos fatores que produzem o fracasso escolar, em sua ampla maioria (70%), os autores concordaram que a queixa escolar é produzida por uma rede de relações dentro e fora do ambiente escolar. Sobre o fazer da psicologia frente a essa demanda, em 95% dos trabalhos foram assinaladas as necessidades de: ressignificação da queixa escolar no ambiente institucional, consideração de todos os atores envolvidos no processo de construção do fenômeno e/ou contribuição para a despatologização, uma vez que alunos com dificuldade de aprendizagem ou com comportamentos que fogem à regra, por vezes, são tidos como com alguma doença biológica. Sobre as intervenções concretas ante o fracasso/queixa escolar, em grande parte (60%) não diziam efetivamente como trabalhar, apenas que os modos como funcionam atualmente devem mudar, sem mostrar caminhos de como fazer. É importante colocar que em 25% dos trabalhos foram indicadas intervenções alternativas aos modelos que geralmente individualizam a queixa escolar. Com essa pesquisa, é importante destacar que essa problemática da área da psicologia escolar/educacional tem produções recentes sobre o tema, no entanto necessita de maior aprofundamento e estudos científicos que descrevam e discutam a prática concreta do psicólogo.Rocha, Fúlvio HolandaAlves, Paloma Carvalho2019-06-17T13:57:27Z2019-06-17T13:57:27Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, P.C. (2018)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:57:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-06-17T13:57:27Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
title |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
spellingShingle |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. Alves, Paloma Carvalho Psicologia escolar Fracasso escolar Queixa escolar Prática do psicológo |
title_short |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
title_full |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
title_fullStr |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
title_full_unstemmed |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
title_sort |
O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
author |
Alves, Paloma Carvalho |
author_facet |
Alves, Paloma Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Fúlvio Holanda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Paloma Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Fracasso escolar Queixa escolar Prática do psicológo |
topic |
Psicologia escolar Fracasso escolar Queixa escolar Prática do psicológo |
description |
ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T13:57:27Z 2019-06-17T13:57:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, P.C. (2018) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744 |
identifier_str_mv |
ALVES, P.C. (2018) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806775280795648 |