O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paloma Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744
Resumo: ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
id UFC-7_1351aa75e4691cfc719b96406a9a5ff2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42744
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.Psicologia escolarFracasso escolarQueixa escolarPrática do psicológoALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.Na presente pesquisa, pretendeu-se entender como é concebido o fracasso/queixa escolar e as práticas da psicologia escolar/educacional relacionadas nas produções científicas da área. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes nas plataformas online Scielo e Pepsic, com os descritores “fracasso escolar” e “queixa escolar”, publicados no período dos últimos dez anos (2009 - 2018). De acordo com critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa de artigos, obtiveram-se na plataforma Scielo 15 trabalhos e na plataforma Pepsic cinco. Ao todo, somaram-se 20 artigos analisados na presente pesquisa, sendo 75% publicados nos últimos cinco anos. Buscaram-se nos artigos quais as concepções de fracasso/queixa escolar que os autores assinalavam, a quais fatores atribuíam a produção da queixa escolar, qual o trabalho do psicólogo perante essa demanda e se descreviam algum tipo de intervenção voltada para a área. Como resultado da pesquisa, com relação à conceituação de fracasso/queixa escolar, em 70% dos trabalhos, os autores entendem o fracasso como um fenômeno multifacetado. No aspecto que diz respeito aos fatores que produzem o fracasso escolar, em sua ampla maioria (70%), os autores concordaram que a queixa escolar é produzida por uma rede de relações dentro e fora do ambiente escolar. Sobre o fazer da psicologia frente a essa demanda, em 95% dos trabalhos foram assinaladas as necessidades de: ressignificação da queixa escolar no ambiente institucional, consideração de todos os atores envolvidos no processo de construção do fenômeno e/ou contribuição para a despatologização, uma vez que alunos com dificuldade de aprendizagem ou com comportamentos que fogem à regra, por vezes, são tidos como com alguma doença biológica. Sobre as intervenções concretas ante o fracasso/queixa escolar, em grande parte (60%) não diziam efetivamente como trabalhar, apenas que os modos como funcionam atualmente devem mudar, sem mostrar caminhos de como fazer. É importante colocar que em 25% dos trabalhos foram indicadas intervenções alternativas aos modelos que geralmente individualizam a queixa escolar. Com essa pesquisa, é importante destacar que essa problemática da área da psicologia escolar/educacional tem produções recentes sobre o tema, no entanto necessita de maior aprofundamento e estudos científicos que descrevam e discutam a prática concreta do psicólogo.Rocha, Fúlvio HolandaAlves, Paloma Carvalho2019-06-17T13:57:27Z2019-06-17T13:57:27Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, P.C. (2018)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:57:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-06-17T13:57:27Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
title O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
spellingShingle O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
Alves, Paloma Carvalho
Psicologia escolar
Fracasso escolar
Queixa escolar
Prática do psicológo
title_short O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
title_full O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
title_fullStr O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
title_full_unstemmed O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
title_sort O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.
author Alves, Paloma Carvalho
author_facet Alves, Paloma Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Fúlvio Holanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paloma Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Fracasso escolar
Queixa escolar
Prática do psicológo
topic Psicologia escolar
Fracasso escolar
Queixa escolar
Prática do psicológo
description ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T13:57:27Z
2019-06-17T13:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, P.C. (2018)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744
identifier_str_mv ALVES, P.C. (2018)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806775280795648