Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade à luz de uma abordagem crítica: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabella da Silva Arantes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Janaina Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2011v17n1p117
Resumo: Este trabalho refere-se a um estudo de caso envolvendo o atendimento psicológico clínico de uma menina de seis anos, previamente diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Buscamos promover uma discussão do caso, mostrando sua condução e manejo na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, a qual entende o TDAH como um fenômeno complexo e multideterminado. Discutimos também questões como: medicalização, naturalização dos comportamentos indesejáveis do aluno, bem como, a influência do contexto familiar. A partir da análise desse caso, concluímos que a atenção não deve ser concebida como uma capacidade meramente inata e cerebral, mas como fruto da relação dialética entre um organismo biológico e seu meio histórico-cultural. No tocante à escola, percebemos que esta, ao biologizar comportamentos indesejáveis do aluno, tem contribuído sobremaneira para a perpetuação de ideologias do sistema dominante, geradoras de preconceitos, exclusão e ideias reducionistas do ser humano.
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