Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graeff,Rodrigo Linck
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Vaz,Cícero E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005
Resumo: O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.
id USP-26_8c70abc1a7cc06bb695bed890cacb396
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642008000300005
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)PsicopatologiaTDAHDiagnósticoAvaliação psicológicaO objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005Psicologia USP v.19 n.3 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000300005info:eu-repo/semantics/openAccessGraeff,Rodrigo LinckVaz,Cícero E.por2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-21T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
title Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
spellingShingle Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Graeff,Rodrigo Linck
Psicopatologia
TDAH
Diagnóstico
Avaliação psicológica
title_short Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
title_full Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
title_fullStr Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
title_full_unstemmed Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
title_sort Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
author Graeff,Rodrigo Linck
author_facet Graeff,Rodrigo Linck
Vaz,Cícero E.
author_role author
author2 Vaz,Cícero E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graeff,Rodrigo Linck
Vaz,Cícero E.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatologia
TDAH
Diagnóstico
Avaliação psicológica
topic Psicopatologia
TDAH
Diagnóstico
Avaliação psicológica
description O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642008000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.19 n.3 2008
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707076521984