Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento. |
id |
USP-26_8c70abc1a7cc06bb695bed890cacb396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642008000300005 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)PsicopatologiaTDAHDiagnósticoAvaliação psicológicaO objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005Psicologia USP v.19 n.3 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000300005info:eu-repo/semantics/openAccessGraeff,Rodrigo LinckVaz,Cícero E.por2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-21T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
title |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
spellingShingle |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) Graeff,Rodrigo Linck Psicopatologia TDAH Diagnóstico Avaliação psicológica |
title_short |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
title_full |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
title_fullStr |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
title_full_unstemmed |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
title_sort |
Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
author |
Graeff,Rodrigo Linck |
author_facet |
Graeff,Rodrigo Linck Vaz,Cícero E. |
author_role |
author |
author2 |
Vaz,Cícero E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graeff,Rodrigo Linck Vaz,Cícero E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopatologia TDAH Diagnóstico Avaliação psicológica |
topic |
Psicopatologia TDAH Diagnóstico Avaliação psicológica |
description |
O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642008000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.19 n.3 2008 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707076521984 |