MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sidney Lino de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga, Matheus Gomes, Ferreira, Vitor Vilela Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996
Resumo: O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG.  A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.
id PUC_MINS-2_19e9eedef3d3e09d59e0ba223d08a300
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25996
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIROMatriz de BcgAnálise de portfólio de produtosMercado autobolísticoPreço PremiumAutomóveis SUVAnálise de MercadoPortfólio de produtosO mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG.  A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.PUC Minas2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/2599610.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56Percurso Acadêmico; v. 10 n. 20 (2020): PESQUISA EM ANÁLISE E GESTÃO: ADMINISTRATIVA, CONTÁBIL E DA PRODUÇÃO, JUL./DEZ.(2020); 33-562236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996/18134Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sidney Lino de Braga, Matheus GomesFerreira, Vitor Vilela Carvalho2022-04-07T07:10:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25996Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2022-04-07T07:10:48Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
title MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
spellingShingle MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
Oliveira, Sidney Lino de
Matriz de Bcg
Análise de portfólio de produtos
Mercado autobolístico
Preço Premium
Automóveis SUV
Análise de Mercado
Portfólio de produtos
title_short MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
title_full MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
title_fullStr MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
title_full_unstemmed MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
title_sort MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
author Oliveira, Sidney Lino de
author_facet Oliveira, Sidney Lino de
Braga, Matheus Gomes
Ferreira, Vitor Vilela Carvalho
author_role author
author2 Braga, Matheus Gomes
Ferreira, Vitor Vilela Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sidney Lino de
Braga, Matheus Gomes
Ferreira, Vitor Vilela Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Matriz de Bcg
Análise de portfólio de produtos
Mercado autobolístico
Preço Premium
Automóveis SUV
Análise de Mercado
Portfólio de produtos
topic Matriz de Bcg
Análise de portfólio de produtos
Mercado autobolístico
Preço Premium
Automóveis SUV
Análise de Mercado
Portfólio de produtos
description O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG.  A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996
10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996/18134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 10 n. 20 (2020): PESQUISA EM ANÁLISE E GESTÃO: ADMINISTRATIVA, CONTÁBIL E DA PRODUÇÃO, JUL./DEZ.(2020); 33-56
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126047197757440