MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
DOI: | 10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56 |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996 |
Resumo: | O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG. A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade. |
id |
PUC_MINS-2_19e9eedef3d3e09d59e0ba223d08a300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25996 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
spelling |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIROMatriz de BcgAnálise de portfólio de produtosMercado autobolísticoPreço PremiumAutomóveis SUVAnálise de MercadoPortfólio de produtosO mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG. A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.PUC Minas2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/2599610.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56Percurso Acadêmico; v. 10 n. 20 (2020): PESQUISA EM ANÁLISE E GESTÃO: ADMINISTRATIVA, CONTÁBIL E DA PRODUÇÃO, JUL./DEZ.(2020); 33-562236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996/18134Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sidney Lino de Braga, Matheus GomesFerreira, Vitor Vilela Carvalho2022-04-07T07:10:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25996Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2022-04-07T07:10:48Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
title |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
spellingShingle |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO Oliveira, Sidney Lino de Matriz de Bcg Análise de portfólio de produtos Mercado autobolístico Preço Premium Automóveis SUV Análise de Mercado Portfólio de produtos Oliveira, Sidney Lino de Matriz de Bcg Análise de portfólio de produtos Mercado autobolístico Preço Premium Automóveis SUV Análise de Mercado Portfólio de produtos |
title_short |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
title_full |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
title_fullStr |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
title_sort |
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO |
author |
Oliveira, Sidney Lino de |
author_facet |
Oliveira, Sidney Lino de Oliveira, Sidney Lino de Braga, Matheus Gomes Ferreira, Vitor Vilela Carvalho Braga, Matheus Gomes Ferreira, Vitor Vilela Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Matheus Gomes Ferreira, Vitor Vilela Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sidney Lino de Braga, Matheus Gomes Ferreira, Vitor Vilela Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matriz de Bcg Análise de portfólio de produtos Mercado autobolístico Preço Premium Automóveis SUV Análise de Mercado Portfólio de produtos |
topic |
Matriz de Bcg Análise de portfólio de produtos Mercado autobolístico Preço Premium Automóveis SUV Análise de Mercado Portfólio de produtos |
description |
O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional. Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG. Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG. A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996 10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/25996/18134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 10 n. 20 (2020): PESQUISA EM ANÁLISE E GESTÃO: ADMINISTRATIVA, CONTÁBIL E DA PRODUÇÃO, JUL./DEZ.(2020); 33-56 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1822181336503287808 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56 |