FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p230 |
Resumo: | A atuação do Psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna cada vez mais importante, por sua capacidade de trabalhar o sujeito em diversos contextos. Dentro daquilo que se aprende enquanto graduando de Psicologia, o aluno deve estar apto a desenvolver a criticidade frente aos modos como a Psicologia se constrói e dentro da atual demanda dos profissionais dessa área. Uma revisão bibliográfica foi realizada, junto à análise dos ementários dos cursos de psicologia de cinco universidades brasileiras, para averiguação do andamento do ensino voltado para a atuação do Psicólogo no SUS. Esse assunto é pertinente pela necessidade de se formarem profissionais aptos para a atuação nesse sistema, de acordo com as proposições dos Ministérios da Saúde e da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais. O que foi evidenciado em nosso estudo é que há pouco direcionamento da formação do psicólogo para o SUS nos cursos investigados, mas há grandes potencialidades para tal, exigindo adequações curriculares. |
id |
PUC_MINS-2_65a7eb8372c8fc15f89da827904ea749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12951 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃOPsicologiaSaúde coletivaSUSEmentáriosDCNEducaçãoA atuação do Psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna cada vez mais importante, por sua capacidade de trabalhar o sujeito em diversos contextos. Dentro daquilo que se aprende enquanto graduando de Psicologia, o aluno deve estar apto a desenvolver a criticidade frente aos modos como a Psicologia se constrói e dentro da atual demanda dos profissionais dessa área. Uma revisão bibliográfica foi realizada, junto à análise dos ementários dos cursos de psicologia de cinco universidades brasileiras, para averiguação do andamento do ensino voltado para a atuação do Psicólogo no SUS. Esse assunto é pertinente pela necessidade de se formarem profissionais aptos para a atuação nesse sistema, de acordo com as proposições dos Ministérios da Saúde e da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais. O que foi evidenciado em nosso estudo é que há pouco direcionamento da formação do psicólogo para o SUS nos cursos investigados, mas há grandes potencialidades para tal, exigindo adequações curriculares.PUC Minas2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p23010.5752/P.2236-0603.2017v7n13p230Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 230-2462236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p230/12382Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elsie FrancesPereira, Vitor Miranda BatistaNeto, Raul De BarrosPassaglio, Kátia Tomagnini2019-11-04T20:11:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12951Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T20:11:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO Silva, Elsie Frances Psicologia Saúde coletiva SUS Ementários DCN Educação |
title_short |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS: REVISANDO A BASE DE SUA FORMAÇÃO |
author |
Silva, Elsie Frances |
author_facet |
Silva, Elsie Frances Pereira, Vitor Miranda Batista Neto, Raul De Barros Passaglio, Kátia Tomagnini |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Vitor Miranda Batista Neto, Raul De Barros Passaglio, Kátia Tomagnini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elsie Frances Pereira, Vitor Miranda Batista Neto, Raul De Barros Passaglio, Kátia Tomagnini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Saúde coletiva SUS Ementários DCN Educação |
topic |
Psicologia Saúde coletiva SUS Ementários DCN Educação |
description |
A atuação do Psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna cada vez mais importante, por sua capacidade de trabalhar o sujeito em diversos contextos. Dentro daquilo que se aprende enquanto graduando de Psicologia, o aluno deve estar apto a desenvolver a criticidade frente aos modos como a Psicologia se constrói e dentro da atual demanda dos profissionais dessa área. Uma revisão bibliográfica foi realizada, junto à análise dos ementários dos cursos de psicologia de cinco universidades brasileiras, para averiguação do andamento do ensino voltado para a atuação do Psicólogo no SUS. Esse assunto é pertinente pela necessidade de se formarem profissionais aptos para a atuação nesse sistema, de acordo com as proposições dos Ministérios da Saúde e da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais. O que foi evidenciado em nosso estudo é que há pouco direcionamento da formação do psicólogo para o SUS nos cursos investigados, mas há grandes potencialidades para tal, exigindo adequações curriculares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p230 10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p230 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p230 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p230/12382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 230-246 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799126046926176256 |