A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Amanda Diniz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630
Resumo: Nesta pesquisa analisamos a natureza das referências bibliográficas básicas e complementares das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras, bem como a presença de indicações sobre o trabalho do ator e sobre o ensino de teatro nos ementários das disciplinas que tomam o corpo como foco. Realizamos análise quantitativa e qualitativa de documentos (Projetos Pedagógicos de Curso). Resultou que tanto as bibliografias quanto as ementas das disciplinas analisadas estão consideravelmente mais voltadas para as práticas do ator do que para o ensino de teatro, bem como evidenciamos a ausência textual das palavras experiência, metodologia e didática no todo das ementas analisadas.Palavras-chave: Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.  CORPORALITY IN THE DRAMA TEACHING: the Educational Program of Course of the drama degree of the brazilian federal universities point to where?Abstract: In this paper we analyze the nature of the references of the degree in drama of the brazilian federal universities. We analyze too the presence of the indications about both the actor’s work and the teaching of drama in the programs of the courses that take the body as focus. The methodology used was documental research with both quantitative and qualitative analyzes of the Educational Program of Course (EPC). Resulted that the references and the programs of studies of the analyzed courses are considerable more focused in the actor’s work than in teaching drama. We noted too the absence of the following words: experience, methodology and didactic, in the analyzed programs of studies.Keywords: Degree. Drama. Teaching. Program of course.  LA CORPOREIDAD EN LA ENSEÑANZA DE TEATRO: Para dónde apuntan los Proyectos Pedagógicos de las Licenciaturas en Teatro de las Universidades FederalesResumen: En esta investigación analizamos la naturaleza de las referencias bibliográficas básicas y complementarias de las licenciaturas en teatro de las universidades federales brasileñas, así como, la presencia de indicaciones sobre el trabajo del actor y sobre la enseñanza de teatro en los programas educacionales de las asignaturas que toman el cuerpo como foco. Realizamos análisis cuantitativo y cualitativo de los documentos (Proyectos Pedagógicos de Curso). Resultó que tanto las bibliografías cuanto los programas educacionales de las disciplinas analizadas están considerablemente más direccionados para las prácticas del actor  que para la enseñanza de teatro, así como, evidenciamos la ausencia textual de las palabras experiencia, metodología y didáctica en el total de los programas de los cursos analizados. Palabras Clave: Licenciatura. Teatro. Enseñanza. Programa de Curso.  
id UFMA-5_a6b0ec50bb706e8273c4b0ea8d3d782f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4630
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.Nesta pesquisa analisamos a natureza das referências bibliográficas básicas e complementares das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras, bem como a presença de indicações sobre o trabalho do ator e sobre o ensino de teatro nos ementários das disciplinas que tomam o corpo como foco. Realizamos análise quantitativa e qualitativa de documentos (Projetos Pedagógicos de Curso). Resultou que tanto as bibliografias quanto as ementas das disciplinas analisadas estão consideravelmente mais voltadas para as práticas do ator do que para o ensino de teatro, bem como evidenciamos a ausência textual das palavras experiência, metodologia e didática no todo das ementas analisadas.Palavras-chave: Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.  CORPORALITY IN THE DRAMA TEACHING: the Educational Program of Course of the drama degree of the brazilian federal universities point to where?Abstract: In this paper we analyze the nature of the references of the degree in drama of the brazilian federal universities. We analyze too the presence of the indications about both the actor’s work and the teaching of drama in the programs of the courses that take the body as focus. The methodology used was documental research with both quantitative and qualitative analyzes of the Educational Program of Course (EPC). Resulted that the references and the programs of studies of the analyzed courses are considerable more focused in the actor’s work than in teaching drama. We noted too the absence of the following words: experience, methodology and didactic, in the analyzed programs of studies.Keywords: Degree. Drama. Teaching. Program of course.  LA CORPOREIDAD EN LA ENSEÑANZA DE TEATRO: Para dónde apuntan los Proyectos Pedagógicos de las Licenciaturas en Teatro de las Universidades FederalesResumen: En esta investigación analizamos la naturaleza de las referencias bibliográficas básicas y complementarias de las licenciaturas en teatro de las universidades federales brasileñas, así como, la presencia de indicaciones sobre el trabajo del actor y sobre la enseñanza de teatro en los programas educacionales de las asignaturas que toman el cuerpo como foco. Realizamos análisis cuantitativo y cualitativo de los documentos (Proyectos Pedagógicos de Curso). Resultó que tanto las bibliografías cuanto los programas educacionales de las disciplinas analizadas están considerablemente más direccionados para las prácticas del actor  que para la enseñanza de teatro, así como, evidenciamos la ausencia textual de las palabras experiencia, metodología y didáctica en el total de los programas de los cursos analizados. Palabras Clave: Licenciatura. Teatro. Enseñanza. Programa de Curso.  Universidade Federal do Maranhão2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/463010.18764/2178-2229.v23n1p95-106Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 95 - 1062178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630/2550Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Amanda DinizSampaio, Juliano Casimiro de Camargo2017-01-23T13:55:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4630Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:47.677598Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
title A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
spellingShingle A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
Gonçalves, Amanda Diniz
Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.
title_short A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
title_full A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
title_fullStr A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
title_full_unstemmed A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
title_sort A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
author Gonçalves, Amanda Diniz
author_facet Gonçalves, Amanda Diniz
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
author_role author
author2 Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Amanda Diniz
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.
topic Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.
description Nesta pesquisa analisamos a natureza das referências bibliográficas básicas e complementares das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras, bem como a presença de indicações sobre o trabalho do ator e sobre o ensino de teatro nos ementários das disciplinas que tomam o corpo como foco. Realizamos análise quantitativa e qualitativa de documentos (Projetos Pedagógicos de Curso). Resultou que tanto as bibliografias quanto as ementas das disciplinas analisadas estão consideravelmente mais voltadas para as práticas do ator do que para o ensino de teatro, bem como evidenciamos a ausência textual das palavras experiência, metodologia e didática no todo das ementas analisadas.Palavras-chave: Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.  CORPORALITY IN THE DRAMA TEACHING: the Educational Program of Course of the drama degree of the brazilian federal universities point to where?Abstract: In this paper we analyze the nature of the references of the degree in drama of the brazilian federal universities. We analyze too the presence of the indications about both the actor’s work and the teaching of drama in the programs of the courses that take the body as focus. The methodology used was documental research with both quantitative and qualitative analyzes of the Educational Program of Course (EPC). Resulted that the references and the programs of studies of the analyzed courses are considerable more focused in the actor’s work than in teaching drama. We noted too the absence of the following words: experience, methodology and didactic, in the analyzed programs of studies.Keywords: Degree. Drama. Teaching. Program of course.  LA CORPOREIDAD EN LA ENSEÑANZA DE TEATRO: Para dónde apuntan los Proyectos Pedagógicos de las Licenciaturas en Teatro de las Universidades FederalesResumen: En esta investigación analizamos la naturaleza de las referencias bibliográficas básicas y complementarias de las licenciaturas en teatro de las universidades federales brasileñas, así como, la presencia de indicaciones sobre el trabajo del actor y sobre la enseñanza de teatro en los programas educacionales de las asignaturas que toman el cuerpo como foco. Realizamos análisis cuantitativo y cualitativo de los documentos (Proyectos Pedagógicos de Curso). Resultó que tanto las bibliografías cuanto los programas educacionales de las disciplinas analizadas están considerablemente más direccionados para las prácticas del actor  que para la enseñanza de teatro, así como, evidenciamos la ausencia textual de las palabras experiencia, metodología y didáctica en el total de los programas de los cursos analizados. Palabras Clave: Licenciatura. Teatro. Enseñanza. Programa de Curso.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630
10.18764/2178-2229.v23n1p95-106
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n1p95-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630/2550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 95 - 106
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878461968384