A natureza jurídica da educação inclusiva das crianças com necessidades especiais nas unidades municipais de educação infantil – umei´s – de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/9891 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade a demonstração da importância jurídica da educação inclusiva das crianças com necessidades especiais nas Unidades de Educação Básica de Belo Horizonte – UMEI´s. Para tanto, foi realizado um estudo a respeito da igualdade, da personalidade, da cidadania e da educação ao longo da história da humanidade, sob a perspectiva da pessoa com deficiência. Analisou-se de que maneira as escolhas sociais do passado influenciaram a produção e a aplicação de normas na época em que ocorreram. Também foi alvo de análise a influência das escolhas passadas na produção e aplicação normativa atual, e como as transformações sociais, advindas dessas escolhas, interferem na concretização da educação inclusiva nas UMEI´s, ao mesmo tempo em que essa educação inclusiva exerce influência no ordenamento e na sociedade. Concluiu-se que para que se resguardem e se ampliem os direitos no presente é preciso conhecer os fatos pretéritos, de maneira ordenada, pública, para que seja possível a rápida detecção de infringências à vontade maior do ordenamento brasileiro, que é a preservação da dignidade da pessoa humana. Ficou demonstrado que a educação inclusiva em questão é um ambiente de ocorrência de variados direitos fundamentais, como o direito à educação, direito ao trabalho, direito à preservação da família, direito a cidadania plena, dentre tantos outros. É preciso conhecer, vigiar e agir para que o retrocesso não ocorra. |
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A natureza jurídica da educação inclusiva das crianças com necessidades especiais nas unidades municipais de educação infantil – umei´s – de Belo HorizonteEducação inclusiva. Direito a educação. UMEI´s. História da pessoa com deficiênciaO presente trabalho tem como finalidade a demonstração da importância jurídica da educação inclusiva das crianças com necessidades especiais nas Unidades de Educação Básica de Belo Horizonte – UMEI´s. Para tanto, foi realizado um estudo a respeito da igualdade, da personalidade, da cidadania e da educação ao longo da história da humanidade, sob a perspectiva da pessoa com deficiência. Analisou-se de que maneira as escolhas sociais do passado influenciaram a produção e a aplicação de normas na época em que ocorreram. Também foi alvo de análise a influência das escolhas passadas na produção e aplicação normativa atual, e como as transformações sociais, advindas dessas escolhas, interferem na concretização da educação inclusiva nas UMEI´s, ao mesmo tempo em que essa educação inclusiva exerce influência no ordenamento e na sociedade. Concluiu-se que para que se resguardem e se ampliem os direitos no presente é preciso conhecer os fatos pretéritos, de maneira ordenada, pública, para que seja possível a rápida detecção de infringências à vontade maior do ordenamento brasileiro, que é a preservação da dignidade da pessoa humana. Ficou demonstrado que a educação inclusiva em questão é um ambiente de ocorrência de variados direitos fundamentais, como o direito à educação, direito ao trabalho, direito à preservação da família, direito a cidadania plena, dentre tantos outros. É preciso conhecer, vigiar e agir para que o retrocesso não ocorra.PUC Minas2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/989110.5752/P.2236-0603.2015v5n9p253-279Percurso Acadêmico; v. 5 n. 9 (2015): RATIO JURIS: RAZÃO DO DIREITO, JAN./JUN. (2015); 253-2792236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/9891/8433Escanoela, Debora Regina Cunha Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9891Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:55:57Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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