A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/18218 |
Resumo: | O presente trabalho possui como escopo a abordagem do incentivo à literatura na base educacional como um direito fundamental, na medida em que a educação consiste em garantia constitucional prevista no artigo 205 da CR/88 “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"; portanto, sua natureza fundamental está interligada ao próprio desenvolvimento da personalidade dos cidadãos, sendo, inerente ao princípio da dignidade da pessoa humana. |
id |
PUC_MINS-2_82cd15b03ef207ad0f0b06b1734b6637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18218 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTALliteraturaeducaçãodireitoconhecimentocidadania.Direitoliteratura.O presente trabalho possui como escopo a abordagem do incentivo à literatura na base educacional como um direito fundamental, na medida em que a educação consiste em garantia constitucional prevista no artigo 205 da CR/88 “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"; portanto, sua natureza fundamental está interligada ao próprio desenvolvimento da personalidade dos cidadãos, sendo, inerente ao princípio da dignidade da pessoa humana.PUC Minas2019-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1821810.5752/P.2236-0603.2018v8n16p199-218Percurso Acadêmico; v. 8 n. 16 (2018): NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO CONTEMPORÂNEA, JUL/DEZ (2018); 199-2182236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/18218/14365Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Alexandra CarolinaNascimento, Nayane Costa2019-11-04T18:23:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18218Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:23:12Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
title |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL Botelho, Alexandra Carolina literatura educação direito conhecimento cidadania. Direito literatura. |
title_short |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
title_full |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A LITERATURA COMO FONTE EMANCIPATÓRIA CURRICULAR NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL |
author |
Botelho, Alexandra Carolina |
author_facet |
Botelho, Alexandra Carolina Nascimento, Nayane Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Nayane Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Alexandra Carolina Nascimento, Nayane Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura educação direito conhecimento cidadania. Direito literatura. |
topic |
literatura educação direito conhecimento cidadania. Direito literatura. |
description |
O presente trabalho possui como escopo a abordagem do incentivo à literatura na base educacional como um direito fundamental, na medida em que a educação consiste em garantia constitucional prevista no artigo 205 da CR/88 “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"; portanto, sua natureza fundamental está interligada ao próprio desenvolvimento da personalidade dos cidadãos, sendo, inerente ao princípio da dignidade da pessoa humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/18218 10.5752/P.2236-0603.2018v8n16p199-218 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/18218 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2018v8n16p199-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/18218/14365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 8 n. 16 (2018): NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO CONTEMPORÂNEA, JUL/DEZ (2018); 199-218 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799126047027888128 |