EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vagner Antônio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Keli Cristina Meireles, Silva, Lilian Karolina Correia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p107
Resumo: Com o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o maior acesso ao ensino superior e o crescimento da oferta de cursos de Ciências Contábeis, agregado a mudança do padrão de normas de contabilidade fez emergir mudanças das expectativas dos profissionais e das empresas no mercado de contabilidade. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as expectativas profissionais de estudantes de Ciências Contábeis de uma instituiçãoprivada de Minas Gerais. A amostra composta por 99 alunos, o que representa 25% do total de alunos matriculados no curso e em torno de 68% do total de alunos matriculados em cada período analisado. A pesquisa de natureza descritiva, survey e com abordagem quantitativa, analisou descritivamente e através do teste não-paramétrico (x²- Qui-quadrado), dados coletados através de questionário aplicado em estudantes de Ciências Contábeis do 2º., 5º. e 8º. períodos entre os meses de agosto a setembro de 2013. Os resultados evidenciaram que os participantes da amostra apresentam nível elevado de satisfação com o curso, o processo didático e a instituição, e com expectativas positivas quanto à profissão. A expectativa salarial gira em torno de 10 e 13 SM´s após três anos de formados. Quanto às áreas de maior interesse destacaram-se a Auditoria e a Perícia e as de menor interesse, a área de Ensino e Pesquisa, e de Mercado de Capitais. Observou-se ainda que existem diferenças estatisticamente significativas para as questões relacionadas às expectativas profissionais, sugerindo uma mudança de percepção com o decorrer dos semestres de curso.
id PUC_MINS-2_aeef247e6392751045709dd83fe3ca07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10806
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAISExpectativas ProfissionaisMercado de TrabalhoProfissão ContábilExpectativas profissionaisCom o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o maior acesso ao ensino superior e o crescimento da oferta de cursos de Ciências Contábeis, agregado a mudança do padrão de normas de contabilidade fez emergir mudanças das expectativas dos profissionais e das empresas no mercado de contabilidade. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as expectativas profissionais de estudantes de Ciências Contábeis de uma instituiçãoprivada de Minas Gerais. A amostra composta por 99 alunos, o que representa 25% do total de alunos matriculados no curso e em torno de 68% do total de alunos matriculados em cada período analisado. A pesquisa de natureza descritiva, survey e com abordagem quantitativa, analisou descritivamente e através do teste não-paramétrico (x²- Qui-quadrado), dados coletados através de questionário aplicado em estudantes de Ciências Contábeis do 2º., 5º. e 8º. períodos entre os meses de agosto a setembro de 2013. Os resultados evidenciaram que os participantes da amostra apresentam nível elevado de satisfação com o curso, o processo didático e a instituição, e com expectativas positivas quanto à profissão. A expectativa salarial gira em torno de 10 e 13 SM´s após três anos de formados. Quanto às áreas de maior interesse destacaram-se a Auditoria e a Perícia e as de menor interesse, a área de Ensino e Pesquisa, e de Mercado de Capitais. Observou-se ainda que existem diferenças estatisticamente significativas para as questões relacionadas às expectativas profissionais, sugerindo uma mudança de percepção com o decorrer dos semestres de curso.PUC Minas2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p10710.5752/P.2236-0603.2016v6n11p107Percurso Acadêmico; v. 6 n. 11 (2016): NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIO E PERSPECTIVAS NA SAÚDE, JAN./JUN. (2016); 107-1272236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p107/11861Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Vagner AntônioDias, Keli Cristina MeirelesSilva, Lilian Karolina Correia da2019-11-04T18:54:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10806Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:54:38Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
title EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
spellingShingle EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
Marques, Vagner Antônio
Expectativas Profissionais
Mercado de Trabalho
Profissão Contábil
Expectativas profissionais
title_short EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
title_full EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
title_fullStr EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
title_sort EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS
author Marques, Vagner Antônio
author_facet Marques, Vagner Antônio
Dias, Keli Cristina Meireles
Silva, Lilian Karolina Correia da
author_role author
author2 Dias, Keli Cristina Meireles
Silva, Lilian Karolina Correia da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vagner Antônio
Dias, Keli Cristina Meireles
Silva, Lilian Karolina Correia da
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativas Profissionais
Mercado de Trabalho
Profissão Contábil
Expectativas profissionais
topic Expectativas Profissionais
Mercado de Trabalho
Profissão Contábil
Expectativas profissionais
description Com o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o maior acesso ao ensino superior e o crescimento da oferta de cursos de Ciências Contábeis, agregado a mudança do padrão de normas de contabilidade fez emergir mudanças das expectativas dos profissionais e das empresas no mercado de contabilidade. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as expectativas profissionais de estudantes de Ciências Contábeis de uma instituiçãoprivada de Minas Gerais. A amostra composta por 99 alunos, o que representa 25% do total de alunos matriculados no curso e em torno de 68% do total de alunos matriculados em cada período analisado. A pesquisa de natureza descritiva, survey e com abordagem quantitativa, analisou descritivamente e através do teste não-paramétrico (x²- Qui-quadrado), dados coletados através de questionário aplicado em estudantes de Ciências Contábeis do 2º., 5º. e 8º. períodos entre os meses de agosto a setembro de 2013. Os resultados evidenciaram que os participantes da amostra apresentam nível elevado de satisfação com o curso, o processo didático e a instituição, e com expectativas positivas quanto à profissão. A expectativa salarial gira em torno de 10 e 13 SM´s após três anos de formados. Quanto às áreas de maior interesse destacaram-se a Auditoria e a Perícia e as de menor interesse, a área de Ensino e Pesquisa, e de Mercado de Capitais. Observou-se ainda que existem diferenças estatisticamente significativas para as questões relacionadas às expectativas profissionais, sugerindo uma mudança de percepção com o decorrer dos semestres de curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p107
10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p107
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p107
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n11p107/11861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 11 (2016): NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIO E PERSPECTIVAS NA SAÚDE, JAN./JUN. (2016); 107-127
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046622089216