O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Juliane Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/10063
Resumo: Considerando-se que o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana adquire um caráter valorativo na sociedade é estritamente necessário estabelecer o processo de dignificação que perpassa a determinação do núcleo mínimo da dignidade. A partir da autonomia privada faz-se a identificação das necessidades humanas essenciais na busca da interação da solidariedade na dimensão social da dignidade. Neste sentido, a autonomia crítica é crucial e determinante para caracterizar toda a argumentação social que irá emoldurar os valores da dignidade para a devida aplicação normativa. Com isso, a tutela da personalidade humana atinge o seu ápice, configurando-se em sua dimensão comunitária e social. Neste novel entendimento de proteção à dignidade não se deve dissociá-la de outro princípio, o da solidariedade, que busca considerar e reconhecer o outro dentro de uma dimensão solidarista. O fundamento dos princípios constitucionais reside nos valores elencados e aceitos em uma prova de consenso pela própria sociedade e, com isso o conteúdo mínimo existencial da dignidade determina o espectro incidente do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
id PUC_MINS-2_b642ee427c7c84b04e684612df70d424
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10063
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humanaPrincípio da Dignidade da Pessoa Humana. Princípio da Solidariedade. Valores sociais. Princípios e valores. Núcleo básico. Dignidade.Considerando-se que o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana adquire um caráter valorativo na sociedade é estritamente necessário estabelecer o processo de dignificação que perpassa a determinação do núcleo mínimo da dignidade. A partir da autonomia privada faz-se a identificação das necessidades humanas essenciais na busca da interação da solidariedade na dimensão social da dignidade. Neste sentido, a autonomia crítica é crucial e determinante para caracterizar toda a argumentação social que irá emoldurar os valores da dignidade para a devida aplicação normativa. Com isso, a tutela da personalidade humana atinge o seu ápice, configurando-se em sua dimensão comunitária e social. Neste novel entendimento de proteção à dignidade não se deve dissociá-la de outro princípio, o da solidariedade, que busca considerar e reconhecer o outro dentro de uma dimensão solidarista. O fundamento dos princípios constitucionais reside nos valores elencados e aceitos em uma prova de consenso pela própria sociedade e, com isso o conteúdo mínimo existencial da dignidade determina o espectro incidente do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.PUC Minas2015-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1006310.5752/P.2236-0603.2015v5n9p139-149Percurso Acadêmico; v. 5 n. 9 (2015): RATIO JURIS: RAZÃO DO DIREITO, JAN./JUN. (2015); 139-1492236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/10063/8198Queiroz, Juliane Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10063Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:55:57Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
title O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
spellingShingle O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
Queiroz, Juliane Fernandes
Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Princípio da Solidariedade. Valores sociais. Princípios e valores. Núcleo básico. Dignidade.
title_short O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
title_full O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
title_fullStr O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
title_full_unstemmed O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
title_sort O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana
author Queiroz, Juliane Fernandes
author_facet Queiroz, Juliane Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Juliane Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Princípio da Solidariedade. Valores sociais. Princípios e valores. Núcleo básico. Dignidade.
topic Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Princípio da Solidariedade. Valores sociais. Princípios e valores. Núcleo básico. Dignidade.
description Considerando-se que o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana adquire um caráter valorativo na sociedade é estritamente necessário estabelecer o processo de dignificação que perpassa a determinação do núcleo mínimo da dignidade. A partir da autonomia privada faz-se a identificação das necessidades humanas essenciais na busca da interação da solidariedade na dimensão social da dignidade. Neste sentido, a autonomia crítica é crucial e determinante para caracterizar toda a argumentação social que irá emoldurar os valores da dignidade para a devida aplicação normativa. Com isso, a tutela da personalidade humana atinge o seu ápice, configurando-se em sua dimensão comunitária e social. Neste novel entendimento de proteção à dignidade não se deve dissociá-la de outro princípio, o da solidariedade, que busca considerar e reconhecer o outro dentro de uma dimensão solidarista. O fundamento dos princípios constitucionais reside nos valores elencados e aceitos em uma prova de consenso pela própria sociedade e, com isso o conteúdo mínimo existencial da dignidade determina o espectro incidente do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/10063
10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p139-149
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/10063
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p139-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/10063/8198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 5 n. 9 (2015): RATIO JURIS: RAZÃO DO DIREITO, JAN./JUN. (2015); 139-149
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046600069120