ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vanina Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p435
Resumo: A prática educativa é, por definição, interpessoal: professor e aluno estão presentes na constituição de suas subjetividades. Hoje vivemos sob o domínio da internet, das redes sociais, da comunicação imediata, que permite a conexão de pessoas nas partes mais distantes do mundo. Ao possibilitar a comunicação virtual para além dos meios convencionais, a internet tem se mostrado uma ferramenta fundamental na divulgação da informação e do conhecimento, na pesquisa, e também no processo de aprendizagem. Esta nova forma de comunicação, de um lado, possibilita a circulação livre da informação, aproximando o distante, e de outro, constrói-se basicamente a partir de “encontros” que se fazem na virtualidade. Nesse sentido caberia esse questionamento: nessa cultura digital, como se constitui o espaço do processo de aprendizado? Que lugar vem ocupando esses sujeitos nessa relação? Que consequências esses aparatos tecnológicos estão trazendo para a relação pedagógica? Sabemos que o aluno hoje, enquanto sujeito receptor de informações, já não condiz com o ensino desatualizado encontrado em muitas de nossas escolas. É preciso, pois, aliar o ensino à cultura para assim despertar no campo do sujeito-aluno o desejo em aprender. Atualmente um sintoma que tem atingido os processos culturais de uma forma geral é a falência da transmissão na relação professor-aluno. Substituídos pelos aparatos tecnológicos e pela Internet, os professores vêm perdendo seu lugar na tríade da construção da aprendizagem. Esse texto busca refletir sobre o lugar ocupado pelas tecnologias digitais nessa tríade presente no processo ensino-aprendizagem.
id PUC_MINS-2_b95253131fa0d31ddbbb47adc3a61c50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14508
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITALProcesso Ensino-aprendizagem. Cultura Digital. Subjetividade. Professor. Aluno.A prática educativa é, por definição, interpessoal: professor e aluno estão presentes na constituição de suas subjetividades. Hoje vivemos sob o domínio da internet, das redes sociais, da comunicação imediata, que permite a conexão de pessoas nas partes mais distantes do mundo. Ao possibilitar a comunicação virtual para além dos meios convencionais, a internet tem se mostrado uma ferramenta fundamental na divulgação da informação e do conhecimento, na pesquisa, e também no processo de aprendizagem. Esta nova forma de comunicação, de um lado, possibilita a circulação livre da informação, aproximando o distante, e de outro, constrói-se basicamente a partir de “encontros” que se fazem na virtualidade. Nesse sentido caberia esse questionamento: nessa cultura digital, como se constitui o espaço do processo de aprendizado? Que lugar vem ocupando esses sujeitos nessa relação? Que consequências esses aparatos tecnológicos estão trazendo para a relação pedagógica? Sabemos que o aluno hoje, enquanto sujeito receptor de informações, já não condiz com o ensino desatualizado encontrado em muitas de nossas escolas. É preciso, pois, aliar o ensino à cultura para assim despertar no campo do sujeito-aluno o desejo em aprender. Atualmente um sintoma que tem atingido os processos culturais de uma forma geral é a falência da transmissão na relação professor-aluno. Substituídos pelos aparatos tecnológicos e pela Internet, os professores vêm perdendo seu lugar na tríade da construção da aprendizagem. Esse texto busca refletir sobre o lugar ocupado pelas tecnologias digitais nessa tríade presente no processo ensino-aprendizagem.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p43510.5752/P.2236-0603.2016v6n12p435Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 435-4482236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p435/11317Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Vanina Costa2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14508Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
title ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
spellingShingle ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
Dias, Vanina Costa
Processo Ensino-aprendizagem. Cultura Digital. Subjetividade. Professor. Aluno.
title_short ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
title_full ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
title_fullStr ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
title_sort ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
author Dias, Vanina Costa
author_facet Dias, Vanina Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vanina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Ensino-aprendizagem. Cultura Digital. Subjetividade. Professor. Aluno.
topic Processo Ensino-aprendizagem. Cultura Digital. Subjetividade. Professor. Aluno.
description A prática educativa é, por definição, interpessoal: professor e aluno estão presentes na constituição de suas subjetividades. Hoje vivemos sob o domínio da internet, das redes sociais, da comunicação imediata, que permite a conexão de pessoas nas partes mais distantes do mundo. Ao possibilitar a comunicação virtual para além dos meios convencionais, a internet tem se mostrado uma ferramenta fundamental na divulgação da informação e do conhecimento, na pesquisa, e também no processo de aprendizagem. Esta nova forma de comunicação, de um lado, possibilita a circulação livre da informação, aproximando o distante, e de outro, constrói-se basicamente a partir de “encontros” que se fazem na virtualidade. Nesse sentido caberia esse questionamento: nessa cultura digital, como se constitui o espaço do processo de aprendizado? Que lugar vem ocupando esses sujeitos nessa relação? Que consequências esses aparatos tecnológicos estão trazendo para a relação pedagógica? Sabemos que o aluno hoje, enquanto sujeito receptor de informações, já não condiz com o ensino desatualizado encontrado em muitas de nossas escolas. É preciso, pois, aliar o ensino à cultura para assim despertar no campo do sujeito-aluno o desejo em aprender. Atualmente um sintoma que tem atingido os processos culturais de uma forma geral é a falência da transmissão na relação professor-aluno. Substituídos pelos aparatos tecnológicos e pela Internet, os professores vêm perdendo seu lugar na tríade da construção da aprendizagem. Esse texto busca refletir sobre o lugar ocupado pelas tecnologias digitais nessa tríade presente no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p435
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p435
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p435
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p435/11317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 435-448
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046950293504