Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Junior, Antonio Germano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva Neta, Maria de Lourdes da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100
Resumo: Refletir sobre a formação de professores e cultura digital em uma sociedade em constante transformação, marcada pelas mudanças tecnológicas rápidas e relações sociais impregnadas pelo valor do efêmero (BAUMAN, 2007) e do hedonismo (MAGALHÃES JUNIOR, 2011) constitui o cenário da escrita que se segue. Objetiva refletir sobre a relação entre a cultura digital e a formação de professores, contextualizando e considerando o processo de ensino e aprendizagem. Devo inicialmente caracterizar o professor como um profissional que possui formação específica para o exercício do magistério, vive financeiramente da labuta associada e necessária à docência e exerce a função de professor (LE GOFF, 2003). Inicio caracterizando para poder auxiliar os leitores na compreensão do que escrevo, procurando ser preciso em relação ao que estou refletindo. Inicialmente, farei definições dos termos que articularei para, posteriormente, enredar o amálgama conceitual com algumas práticas do cotidiano da formação dos professores. Sei dos riscos que os limites de um curto espaço, como uma conferência transformada em parte de um livro, possa ocasionar na necessidade do rigor acadêmico, mas o contexto mencionado permite reflexões e espero que também a estimulação a realização de outras leituras possam ajudar a você, leitor, na reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que o amálgama conceitual que utilizei fará sentido quando descrevo situações vivenciadas em minha experiência de formando e formador. [...]
id UFC-7_ccf4c00049320985c31a2438d5a74723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36100
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprenderCultura digitalFormação de ProfessoresEnsinoEnsinar e aprenderRefletir sobre a formação de professores e cultura digital em uma sociedade em constante transformação, marcada pelas mudanças tecnológicas rápidas e relações sociais impregnadas pelo valor do efêmero (BAUMAN, 2007) e do hedonismo (MAGALHÃES JUNIOR, 2011) constitui o cenário da escrita que se segue. Objetiva refletir sobre a relação entre a cultura digital e a formação de professores, contextualizando e considerando o processo de ensino e aprendizagem. Devo inicialmente caracterizar o professor como um profissional que possui formação específica para o exercício do magistério, vive financeiramente da labuta associada e necessária à docência e exerce a função de professor (LE GOFF, 2003). Inicio caracterizando para poder auxiliar os leitores na compreensão do que escrevo, procurando ser preciso em relação ao que estou refletindo. Inicialmente, farei definições dos termos que articularei para, posteriormente, enredar o amálgama conceitual com algumas práticas do cotidiano da formação dos professores. Sei dos riscos que os limites de um curto espaço, como uma conferência transformada em parte de um livro, possa ocasionar na necessidade do rigor acadêmico, mas o contexto mencionado permite reflexões e espero que também a estimulação a realização de outras leituras possam ajudar a você, leitor, na reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que o amálgama conceitual que utilizei fará sentido quando descrevo situações vivenciadas em minha experiência de formando e formador. [...]Edições UFC2018-10-01T19:24:09Z2018-10-01T19:24:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender. In:VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 199- 209.978 85 7282 591 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100Magalhães Junior, Antonio GermanoSilva Neta, Maria de Lourdes daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T18:09:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:42.327986Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
title Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
spellingShingle Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
Magalhães Junior, Antonio Germano
Cultura digital
Formação de Professores
Ensino
Ensinar e aprender
title_short Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
title_full Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
title_fullStr Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
title_full_unstemmed Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
title_sort Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
author Magalhães Junior, Antonio Germano
author_facet Magalhães Junior, Antonio Germano
Silva Neta, Maria de Lourdes da
author_role author
author2 Silva Neta, Maria de Lourdes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Junior, Antonio Germano
Silva Neta, Maria de Lourdes da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Formação de Professores
Ensino
Ensinar e aprender
topic Cultura digital
Formação de Professores
Ensino
Ensinar e aprender
description Refletir sobre a formação de professores e cultura digital em uma sociedade em constante transformação, marcada pelas mudanças tecnológicas rápidas e relações sociais impregnadas pelo valor do efêmero (BAUMAN, 2007) e do hedonismo (MAGALHÃES JUNIOR, 2011) constitui o cenário da escrita que se segue. Objetiva refletir sobre a relação entre a cultura digital e a formação de professores, contextualizando e considerando o processo de ensino e aprendizagem. Devo inicialmente caracterizar o professor como um profissional que possui formação específica para o exercício do magistério, vive financeiramente da labuta associada e necessária à docência e exerce a função de professor (LE GOFF, 2003). Inicio caracterizando para poder auxiliar os leitores na compreensão do que escrevo, procurando ser preciso em relação ao que estou refletindo. Inicialmente, farei definições dos termos que articularei para, posteriormente, enredar o amálgama conceitual com algumas práticas do cotidiano da formação dos professores. Sei dos riscos que os limites de um curto espaço, como uma conferência transformada em parte de um livro, possa ocasionar na necessidade do rigor acadêmico, mas o contexto mencionado permite reflexões e espero que também a estimulação a realização de outras leituras possam ajudar a você, leitor, na reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que o amálgama conceitual que utilizei fará sentido quando descrevo situações vivenciadas em minha experiência de formando e formador. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-10-01T19:24:09Z
2018-10-01T19:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender. In:VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 199- 209.
978 85 7282 591 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100
identifier_str_mv MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender. In:VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 199- 209.
978 85 7282 591 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028749946388480