EDUCAÇÃO E CIDADANIA: QUAL CIDADANIA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p392 |
Resumo: | A presente reflexão quer trazer à luz a discussão sobre a ambiguidade do conceito de cidadania bem como sua relação histórica com o processo educacional em nosso país. Em que pese sua aparente estabilidade, tacitamente consensual, o conceito de cidadania não é algo acabado, previamente definido. Ao contrário, o conceito de cidadania é resultado de longas elaborações teóricas que de modo algum excluem as concepções políticas que o constrói. Assim, ao propor uma educação para a cidadania, é necessário antes definirmos sobre qual cidadania estamos falando. Quais os pressupostos políticos ideológicos que estão imbricados na sua construção e a quem tal cidadania pretende alcançar. Portanto, essa é a questão que se coloca essa pequena reflexão: Qual cidadania queremos quando falamos em cidadania? Esse conceito é unívoco? Estamos todos de acordo com seu significado? Quando se propõe que a educação seja uma educação para a cidadania, é preciso explicitar antes sobre qual cidadania se esta falando. Mais do que isso: sabemos as implicações políticas implícitas desse conceito? A política educacional brasileira nunca tratou dessa questão de forma mais sistemática. |
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EDUCAÇÃO E CIDADANIA: QUAL CIDADANIA?Cidadania. Democracia. Educação. História da Educação.A presente reflexão quer trazer à luz a discussão sobre a ambiguidade do conceito de cidadania bem como sua relação histórica com o processo educacional em nosso país. Em que pese sua aparente estabilidade, tacitamente consensual, o conceito de cidadania não é algo acabado, previamente definido. Ao contrário, o conceito de cidadania é resultado de longas elaborações teóricas que de modo algum excluem as concepções políticas que o constrói. Assim, ao propor uma educação para a cidadania, é necessário antes definirmos sobre qual cidadania estamos falando. Quais os pressupostos políticos ideológicos que estão imbricados na sua construção e a quem tal cidadania pretende alcançar. Portanto, essa é a questão que se coloca essa pequena reflexão: Qual cidadania queremos quando falamos em cidadania? Esse conceito é unívoco? Estamos todos de acordo com seu significado? Quando se propõe que a educação seja uma educação para a cidadania, é preciso explicitar antes sobre qual cidadania se esta falando. Mais do que isso: sabemos as implicações políticas implícitas desse conceito? A política educacional brasileira nunca tratou dessa questão de forma mais sistemática.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p39210.5752/P.2236-0603.2016v6n12p392Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 392-4102236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p392/11264Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, José Newton Tomazzoni2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14413Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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