Educação para a cidadania em Portugal : os vinte cinco anos de democracia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/1441 |
Resumo: | Este artigo analisa o papel do Ministério da Educação na formação para a Cidadania em Portugal no período pós 1974. Numa primeira fase consideram-se as alterações das relações de poder nas escolas, a revisão geral dos programas do Antigo Regime, a unificação do 3º Ciclo, a substituição da História pelos Estudos Sociais e a criação da Educação Cívica Politécnica. A segunda fase evidencia o processo de normalização dos programas escolares na qual todas as experiências anteriores foram suspensas. A terceira fase começa com a aprovação da Lei de Bases, que relançou o debate sobre Educação Cívica como objectivo central da Educação. Finalmente na quarta fase, considerada pela autora como a da Educação para a Cidadania Democrática, diferentes factores influenciaram a educação em Portugal: a queda do Muro de Berlim com a consequente liberalização dos países de Leste, a internacionalização do processo de construção europeia e o dinamismo das escolas com projectos financiados pela União Europeia, foram alguns dos mais importantes. |
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