Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nathalia Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rosa, Aline de Assis, Régis, Wiliam César Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190
Resumo: O Agaricus blazei é um basidiomiceto extensamente utilizado na alimentação humana por várias culturas, em virtude de suas propriedades, não apenas nutritivas, mas potencialmente medicinais. O presente trabalho objetivou realizar uma descrição da atividade antimicrobiana que extratos de Agaricus blazei produzem in vivo e in vitro. As avaliações in vivo demonstraram a atividade antibacteriana do cogumelo, levando a uma redução significativa dos componentes microbianos fecais. Os resultados in vitro também demonstraram que o cogumelo possui potencial antimicrobiano. Contudo, apesar de seu amplo espectro de ação, não possui efeito sobre as principais linhagens da microbiota endógena. Esses achados demonstram a possível existência de uma ação seletiva a enteropatógenos, concomitante a um efeito protetor da microbiota endógena, que se constitui de extrema relevância para fortalecimento das barreiras contra infecções por agentes patogênicos, sugerindo que o consumo do cogumelo seja promissor na profilaxia de afecções do trato intestinal.
id PUC_MINS-2_dae69800d07c93f8813ee1d4a4c16b1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4190
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.Agaricus blazeiantimicrobianosmicrobiota endógenaAlimentos FuncionaisO Agaricus blazei é um basidiomiceto extensamente utilizado na alimentação humana por várias culturas, em virtude de suas propriedades, não apenas nutritivas, mas potencialmente medicinais. O presente trabalho objetivou realizar uma descrição da atividade antimicrobiana que extratos de Agaricus blazei produzem in vivo e in vitro. As avaliações in vivo demonstraram a atividade antibacteriana do cogumelo, levando a uma redução significativa dos componentes microbianos fecais. Os resultados in vitro também demonstraram que o cogumelo possui potencial antimicrobiano. Contudo, apesar de seu amplo espectro de ação, não possui efeito sobre as principais linhagens da microbiota endógena. Esses achados demonstram a possível existência de uma ação seletiva a enteropatógenos, concomitante a um efeito protetor da microbiota endógena, que se constitui de extrema relevância para fortalecimento das barreiras contra infecções por agentes patogênicos, sugerindo que o consumo do cogumelo seja promissor na profilaxia de afecções do trato intestinal. PUC Minas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/419010.5752/P.2236-0603.2012v0n0p10-18Percurso Acadêmico; v. 2 n. 3 (2012): Percurso Acadêmico v. 2, n. 3, jan./jun. 2012; 10-182236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190/4675https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190/5057Pereira, Nathalia Cristina de JesusRosa, Aline de AssisRégis, Wiliam César Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:58:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4190Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:58:59Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
title Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
spellingShingle Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
Pereira, Nathalia Cristina de Jesus
Agaricus blazei
antimicrobianos
microbiota endógena
Alimentos Funcionais
title_short Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
title_full Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
title_fullStr Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
title_full_unstemmed Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
title_sort Avaliação dos potenciais benefícios da ingestão do cogumelo Agaricus blazei para a microbiota endógena: análise de efeitos in vivo e in vitro sobre diferentes linhagens bacterianas.
author Pereira, Nathalia Cristina de Jesus
author_facet Pereira, Nathalia Cristina de Jesus
Rosa, Aline de Assis
Régis, Wiliam César Bento
author_role author
author2 Rosa, Aline de Assis
Régis, Wiliam César Bento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nathalia Cristina de Jesus
Rosa, Aline de Assis
Régis, Wiliam César Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Agaricus blazei
antimicrobianos
microbiota endógena
Alimentos Funcionais
topic Agaricus blazei
antimicrobianos
microbiota endógena
Alimentos Funcionais
description O Agaricus blazei é um basidiomiceto extensamente utilizado na alimentação humana por várias culturas, em virtude de suas propriedades, não apenas nutritivas, mas potencialmente medicinais. O presente trabalho objetivou realizar uma descrição da atividade antimicrobiana que extratos de Agaricus blazei produzem in vivo e in vitro. As avaliações in vivo demonstraram a atividade antibacteriana do cogumelo, levando a uma redução significativa dos componentes microbianos fecais. Os resultados in vitro também demonstraram que o cogumelo possui potencial antimicrobiano. Contudo, apesar de seu amplo espectro de ação, não possui efeito sobre as principais linhagens da microbiota endógena. Esses achados demonstram a possível existência de uma ação seletiva a enteropatógenos, concomitante a um efeito protetor da microbiota endógena, que se constitui de extrema relevância para fortalecimento das barreiras contra infecções por agentes patogênicos, sugerindo que o consumo do cogumelo seja promissor na profilaxia de afecções do trato intestinal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190
10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p10-18
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p10-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190/4675
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4190/5057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 2 n. 3 (2012): Percurso Acadêmico v. 2, n. 3, jan./jun. 2012; 10-18
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046196367360