A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Mendes de Medeiros, Aline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p553
Resumo: O respectivo manuscrito pretende retratar acerca da necessidade que o cidadão possui de obter conhecimento de seus direitos, garantias e deveres fundamentais, que por desconhecimento deste rol, termina por ser excluído socialmente, adentrando-se na criminalidade e prejudicando a si mesmo e a ordem social, embasado no fato de que toda pessoa possui o direito de ser tratado e respeitado dignamente. O estudo baseou-se no programa EDHUCA projeto desenvolvido pelo 15° Batalhão de Polícia Militar, o qual visa ser implantado em todo o Estado de Santa Catarina. Este estudo foi realizado devido à crescente onda de criminalidade que envolve a sociedade. O estudo possui o método qualitativo, sendo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de documentos. O resultado obtido da observância do projeto deste programa é que o mesmo possui capacidade para auxiliar na promoção dos direitos humanos, atuando através da educação informal, preparando os adolescentes para as necessidades que a sociedade impõe, abrindo os portões escolares e jogando fora as algemas dos presídios, pois uma pessoa bem educado, pautada nos valores morais e éticos, será um cidadão à menos na esfera criminal, em virtude de que o ser humano compreende tão somente o resultado da educação que lhe foi dada, desta forma atuar através da educação para esculpir o cidadão e, a sociedade é um método que a longo prazo trará bons resultados, com capacidade de modificar o núcleo social, atuando em uma política de implantação de valores, redirecionando a sociedade para o bem comum como preceito maior.
id PUC_MINS-2_f77a2681b668bbef7031bd0c44a70b12
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11805
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCAdignidade humanadireitos humanospolícia militareducação informal.dignidade da pessoa humana e o direito educacionalO respectivo manuscrito pretende retratar acerca da necessidade que o cidadão possui de obter conhecimento de seus direitos, garantias e deveres fundamentais, que por desconhecimento deste rol, termina por ser excluído socialmente, adentrando-se na criminalidade e prejudicando a si mesmo e a ordem social, embasado no fato de que toda pessoa possui o direito de ser tratado e respeitado dignamente. O estudo baseou-se no programa EDHUCA projeto desenvolvido pelo 15° Batalhão de Polícia Militar, o qual visa ser implantado em todo o Estado de Santa Catarina. Este estudo foi realizado devido à crescente onda de criminalidade que envolve a sociedade. O estudo possui o método qualitativo, sendo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de documentos. O resultado obtido da observância do projeto deste programa é que o mesmo possui capacidade para auxiliar na promoção dos direitos humanos, atuando através da educação informal, preparando os adolescentes para as necessidades que a sociedade impõe, abrindo os portões escolares e jogando fora as algemas dos presídios, pois uma pessoa bem educado, pautada nos valores morais e éticos, será um cidadão à menos na esfera criminal, em virtude de que o ser humano compreende tão somente o resultado da educação que lhe foi dada, desta forma atuar através da educação para esculpir o cidadão e, a sociedade é um método que a longo prazo trará bons resultados, com capacidade de modificar o núcleo social, atuando em uma política de implantação de valores, redirecionando a sociedade para o bem comum como preceito maior.PUC Minas2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p55310.5752/P.2236-0603.2016v6n12p553Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 553-5752236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p553/11621Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Mendes de Medeiros, Aline2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11805Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
title A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
spellingShingle A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
Oliveira Mendes de Medeiros, Aline
dignidade humana
direitos humanos
polícia militar
educação informal.
dignidade da pessoa humana e o direito educacional
title_short A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
title_full A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
title_fullStr A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
title_full_unstemmed A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
title_sort A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA
author Oliveira Mendes de Medeiros, Aline
author_facet Oliveira Mendes de Medeiros, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Mendes de Medeiros, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv dignidade humana
direitos humanos
polícia militar
educação informal.
dignidade da pessoa humana e o direito educacional
topic dignidade humana
direitos humanos
polícia militar
educação informal.
dignidade da pessoa humana e o direito educacional
description O respectivo manuscrito pretende retratar acerca da necessidade que o cidadão possui de obter conhecimento de seus direitos, garantias e deveres fundamentais, que por desconhecimento deste rol, termina por ser excluído socialmente, adentrando-se na criminalidade e prejudicando a si mesmo e a ordem social, embasado no fato de que toda pessoa possui o direito de ser tratado e respeitado dignamente. O estudo baseou-se no programa EDHUCA projeto desenvolvido pelo 15° Batalhão de Polícia Militar, o qual visa ser implantado em todo o Estado de Santa Catarina. Este estudo foi realizado devido à crescente onda de criminalidade que envolve a sociedade. O estudo possui o método qualitativo, sendo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de documentos. O resultado obtido da observância do projeto deste programa é que o mesmo possui capacidade para auxiliar na promoção dos direitos humanos, atuando através da educação informal, preparando os adolescentes para as necessidades que a sociedade impõe, abrindo os portões escolares e jogando fora as algemas dos presídios, pois uma pessoa bem educado, pautada nos valores morais e éticos, será um cidadão à menos na esfera criminal, em virtude de que o ser humano compreende tão somente o resultado da educação que lhe foi dada, desta forma atuar através da educação para esculpir o cidadão e, a sociedade é um método que a longo prazo trará bons resultados, com capacidade de modificar o núcleo social, atuando em uma política de implantação de valores, redirecionando a sociedade para o bem comum como preceito maior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p553
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p553
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p553
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p553/11621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 553-575
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046635720704