A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
Resumo: | Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. |
id |
PUC_MINS-3_1802c41ce803f5b85abbba67f54ed6e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254ConscientizaçãoEmancipaçãoInformatizaçãoEducação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education.Teologia. Ciências da ReligiãoEste artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. Editora PUC Minas2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p25410.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-2782175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254/5096Junqueira, Sergio RogerioRocha, Terezinha Sueli de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:56Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
title |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
spellingShingle |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 Junqueira, Sergio Rogerio Conscientização Emancipação Informatização Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. Teologia. Ciências da Religião |
title_short |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
title_full |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
title_fullStr |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
title_full_unstemmed |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
title_sort |
A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
author |
Junqueira, Sergio Rogerio |
author_facet |
Junqueira, Sergio Rogerio Rocha, Terezinha Sueli de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Terezinha Sueli de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Sergio Rogerio Rocha, Terezinha Sueli de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conscientização Emancipação Informatização Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. Teologia. Ciências da Religião |
topic |
Conscientização Emancipação Informatização Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. Teologia. Ciências da Religião |
description |
Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254/5096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124748786991104 |