A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Sergio Rogerio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Terezinha Sueli de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254
Resumo: Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia  responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. 
id PUC_MINS-3_1802c41ce803f5b85abbba67f54ed6e1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254ConscientizaçãoEmancipaçãoInformatizaçãoEducação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education.Teologia. Ciências da ReligiãoEste artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia  responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. Editora PUC Minas2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p25410.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-2782175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254/5096Junqueira, Sergio RogerioRocha, Terezinha Sueli de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:56Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
title A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
spellingShingle A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
Junqueira, Sergio Rogerio
Conscientização
Emancipação
Informatização
Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education.
Teologia. Ciências da Religião
title_short A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
title_full A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
title_fullStr A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
title_full_unstemmed A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
title_sort A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
author Junqueira, Sergio Rogerio
author_facet Junqueira, Sergio Rogerio
Rocha, Terezinha Sueli de Jesus
author_role author
author2 Rocha, Terezinha Sueli de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Sergio Rogerio
Rocha, Terezinha Sueli de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização
Emancipação
Informatização
Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education.
Teologia. Ciências da Religião
topic Conscientização
Emancipação
Informatização
Educação Libertadora. Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education.
Teologia. Ciências da Religião
description Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia  responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo dentro do contexto de uma sociedade, é preciso situar as abordagens em sua realidade, contemporizando e adequando as suas ações. Essa temática representa um grande desafio, pois a concepção libertadora de educação extrapola os ambientes acadêmicos, visando sobretudo o bem comum do ser humano e o seu pleno desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo da realidade desta época informatizada em que estamos inseridos, assim como suas consequências.Palavras-chave: Conscientização. Emancipação. Informatização. Educação Libertadora. AbstractThis article aims to trace the route of liberating education in Brazilian social reality and reflect on the need to rethink the action of this type of education these days. In order to articulate the onset of liberating education that intended to respond to calls for liberation of Latin American peoples with the reality of the present time and its implications, this article seeks to answer to the questions posed by this liberating education today. To address the functions of the educational process within the context of a society, one must situate the approaches in their reality, compromising and adapting their actions. This theme represents a great challenge because the conception of such liberating education goes beyond the academic environments, seeking above all, the common good of the human being and its full development. The methodology used in this paper consisted of bibliographical research and a study of the reality of this computerized era in which we operate. Keywords: Awareness Empowerment. Information Technology. Liberating Education. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254
10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p254/5096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 29, jan./mar. 2013 - Dossiê: Religiões Afro-brasileiras; 254-278
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124748786991104