Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado. |
id |
PUC_MINS-3_5f8bf529724a6839bef7fc668f41210b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10262 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando o Bacharelado Cristão em TeologiaRethinking the Christian Baccalaureate in Theologycurriculum guidelinesbaccalaureate in theologyconstructivismhidden curriculumintegrated curriculumPractical TheologyHigher educationcurrículo ocultoconstrutivismobacharelado em teologiadiretrizes curricularesTeologia PráticaEnsino SuperiorEste artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado.This article provides a critical reading of the ‘Parecer CNE-CES 60, de 2014’, from the Ministry of education, Brazil, which defines the curriculum guidelines for courses of Baccalaureate in Theology. In its first section it discusses the theoretical background of the ‘Parecer’, questioning its illuminist orientation (specially the preeminence of theory over practice), as well as its pedagogical theory focused on contents and not on the students activities. It aims to show that are two opposed educational paradigms in the ‘Parecer’, the illuminist and the constructivist, although the illuminist is the dominant one. It also question the view of the theologian present in the ‘Parecer’, marked by significant absences from the professional field of religious work. In the second section, the article presents a sample of particular interpretation of the ‘Parecer’, indicating the guidelines of a curriculum based on the constructivist paradigm. It dedicates special attention to the occult dimension of the curriculum and to an articulation of the student’s activities in relationship to the disciplines of the course.Editora PUC Minas2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p222110.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-22472175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221/9052Copyright (c) 2015 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessZabatiero, Julio Paulo Tavares2016-10-10T18:12:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10262Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:08Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia Rethinking the Christian Baccalaureate in Theology |
title |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
spellingShingle |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia Zabatiero, Julio Paulo Tavares curriculum guidelines baccalaureate in theology constructivism hidden curriculum integrated curriculum Practical Theology Higher education currículo oculto construtivismo bacharelado em teologia diretrizes curriculares Teologia Prática Ensino Superior |
title_short |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
title_full |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
title_fullStr |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
title_full_unstemmed |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
title_sort |
Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia |
author |
Zabatiero, Julio Paulo Tavares |
author_facet |
Zabatiero, Julio Paulo Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zabatiero, Julio Paulo Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curriculum guidelines baccalaureate in theology constructivism hidden curriculum integrated curriculum Practical Theology Higher education currículo oculto construtivismo bacharelado em teologia diretrizes curriculares Teologia Prática Ensino Superior |
topic |
curriculum guidelines baccalaureate in theology constructivism hidden curriculum integrated curriculum Practical Theology Higher education currículo oculto construtivismo bacharelado em teologia diretrizes curriculares Teologia Prática Ensino Superior |
description |
Este artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221 10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221/9052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 HORIZONTE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 HORIZONTE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124750515044352 |