Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221
Resumo: Este artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado.
id PUC_MINS-3_5f8bf529724a6839bef7fc668f41210b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10262
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Repensando o Bacharelado Cristão em TeologiaRethinking the Christian Baccalaureate in Theologycurriculum guidelinesbaccalaureate in theologyconstructivismhidden curriculumintegrated curriculumPractical TheologyHigher educationcurrículo ocultoconstrutivismobacharelado em teologiadiretrizes curricularesTeologia PráticaEnsino SuperiorEste artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado.This article provides a critical reading of the ‘Parecer CNE-CES 60, de 2014’, from the Ministry of education, Brazil, which defines the curriculum guidelines for courses of Baccalaureate in Theology. In its first section it discusses the theoretical background of the ‘Parecer’, questioning its illuminist orientation (specially the preeminence of theory over practice), as well as its pedagogical theory focused on contents and not on the students activities. It aims to show that are two opposed educational paradigms in the ‘Parecer’, the illuminist and the constructivist, although the illuminist is the dominant one. It also question the view of the theologian present in the ‘Parecer’, marked by significant absences from the professional field of religious work. In the second section, the article presents a sample of particular interpretation of the ‘Parecer’, indicating the guidelines of a curriculum based on the constructivist paradigm. It dedicates special attention to the occult dimension of the curriculum and to an articulation of the student’s activities in relationship to the disciplines of the course.Editora PUC Minas2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p222110.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-22472175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221/9052Copyright (c) 2015 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessZabatiero, Julio Paulo Tavares2016-10-10T18:12:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10262Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:08Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
Rethinking the Christian Baccalaureate in Theology
title Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
spellingShingle Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
Zabatiero, Julio Paulo Tavares
curriculum guidelines
baccalaureate in theology
constructivism
hidden curriculum
integrated curriculum
Practical Theology
Higher education
currículo oculto
construtivismo
bacharelado em teologia
diretrizes curriculares
Teologia Prática
Ensino Superior
title_short Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
title_full Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
title_fullStr Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
title_full_unstemmed Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
title_sort Repensando o Bacharelado Cristão em Teologia
author Zabatiero, Julio Paulo Tavares
author_facet Zabatiero, Julio Paulo Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabatiero, Julio Paulo Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv curriculum guidelines
baccalaureate in theology
constructivism
hidden curriculum
integrated curriculum
Practical Theology
Higher education
currículo oculto
construtivismo
bacharelado em teologia
diretrizes curriculares
Teologia Prática
Ensino Superior
topic curriculum guidelines
baccalaureate in theology
constructivism
hidden curriculum
integrated curriculum
Practical Theology
Higher education
currículo oculto
construtivismo
bacharelado em teologia
diretrizes curriculares
Teologia Prática
Ensino Superior
description Este artigo apresenta uma leitura crítica do Parecer CNE-CES 60, de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia. Na primeira seção discute o pano-de-fundo teórico do Parecer, questionando o viés iluminista do mesmo (especialmente o primado da teoria sobre a prática) e a pedagogia conteudista subjacente. Procura mostrar a presença de dois paradigmas pedagógicos conflitantes no Parecer, que se define, em termos práticos, pelo iluminista-conteudista, apesar de usar a linguagem de um paradigma construtivista-pragmatista do ensino-aprendizado. Enfim, questiona o Perfil do Egresso que, em seu conjunto, revela ausências indispensáveis na formação de teólogos. Na segunda seção, oferece um exemplo de como interpretar o Parecer com vistas à construção de um Bacharelado cristão em Teologia que supere o paradigma iluminista-conteudista do mesmo e possibilite, com maior eficiência, a concretização do projeto pedagógico construtivista, mediante a discussão de dois temas específicos: o currículo oculto e a articulação dos processos de ensino-aprendizado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221
10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2221/9052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 HORIZONTE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 HORIZONTE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; vol. 13, n. 40, out./dez. 2015 - Dossiê: Desafios Teológicos do Pluralismo Religioso; 2221-2247
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124750515044352