O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9773 |
Resumo: | This thesis addresses the theological formation offered by the Course of Bachelor of Theology, Methodist University of São Paulo, UMESP, from the look of the graduating class 2009-2012, highlighting the ways, the challenges and curricular perspectives that permeate this formation. The aim of this study consists in identifying the perception of these subjects, who underwent the presential mode of the Course, regarding the theological formation provided by the university. The theoretical support is based on authors who deal with education, theological education and related topics. A historical walk of Protestant theology in Brazil is done, which culminates with the recognition of Theology Course by the Ministry of Education and Culture - MEC. This is a qualitative study, which adopted as procedures the SPSS program and the questionnaire administered to students. The document analysis regarded the feedback from the questionnaires, indicating opinion about the formation received at this institution. The relevance of this research relates to the possibility of promoting theological formation from a curriculum that has as guideline the education for humanization |
id |
PUC_SP-1_6ff96b8513c00c9dcf4028a233e0a231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9773 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757054A7Garcia, Renilda Martins2016-04-27T14:31:20Z2014-05-132014-03-20Garcia, Renilda Martins. O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares. 2014. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9773This thesis addresses the theological formation offered by the Course of Bachelor of Theology, Methodist University of São Paulo, UMESP, from the look of the graduating class 2009-2012, highlighting the ways, the challenges and curricular perspectives that permeate this formation. The aim of this study consists in identifying the perception of these subjects, who underwent the presential mode of the Course, regarding the theological formation provided by the university. The theoretical support is based on authors who deal with education, theological education and related topics. A historical walk of Protestant theology in Brazil is done, which culminates with the recognition of Theology Course by the Ministry of Education and Culture - MEC. This is a qualitative study, which adopted as procedures the SPSS program and the questionnaire administered to students. The document analysis regarded the feedback from the questionnaires, indicating opinion about the formation received at this institution. The relevance of this research relates to the possibility of promoting theological formation from a curriculum that has as guideline the education for humanizationEsta tese aborda a formação teológica proporcionada pelo Curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012, destacando os caminhos, os desafios e as perspectivas curriculares que permeiam esta formação. O objetivo desta consiste em identificar a percepção desses sujeitos, que realizaram a modalidade presencial do Curso, quanto à formação teológica promovida pela universidade. O respaldo teórico fundamentou-se em autores/as que tratam da educação, da educação teológica e de temas afins. Faz-se um resgate histórico da caminhada da teologia protestante no Brasil, a qual culmina com o reconhecimento do Curso de Teologia pelo Ministério da Educação e Cultura MEC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou como procedimentos o programa SPSS e o questionário aplicado aos/às discentes. A análise documental teve como referência as devolutivas do questionário, sinalizando parecer sobre a formação recebida nesta instituição de ensino. A relevância desta pesquisa relaciona-se à possibilidade da promoção da educação teológica a partir de um currículo que tenha como diretriz a formação para a humanizaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22827/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoTeologiaFormaçãoCurrículoEspiritualidadeReligiosidadeTheologyFormationCurriculumSpiritualityReligiosityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRenilda Martins Garcia.pdf.txtRenilda Martins Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain692400https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/3/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf.txt6680a3cd809262a34b7d67c2b9eff95bMD53ORIGINALRenilda Martins Garcia.pdfapplication/pdf2970580https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/1/Renilda%20Martins%20Garcia.pdfd402047e86466f6ec99ff7c35cbf6c25MD51THUMBNAILRenilda Martins Garcia.pdf.jpgRenilda Martins Garcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/2/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf.jpg10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2bMD52handle/97732022-04-27 09:17:54.136oai:repositorio.pucsp.br:handle/9773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:17:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
title |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
spellingShingle |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares Garcia, Renilda Martins Teologia Formação Currículo Espiritualidade Religiosidade Theology Formation Curriculum Spirituality Religiosity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
title_full |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
title_fullStr |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
title_full_unstemmed |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
title_sort |
O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares |
author |
Garcia, Renilda Martins |
author_facet |
Garcia, Renilda Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757054A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Renilda Martins |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teologia Formação Currículo Espiritualidade Religiosidade |
topic |
Teologia Formação Currículo Espiritualidade Religiosidade Theology Formation Curriculum Spirituality Religiosity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theology Formation Curriculum Spirituality Religiosity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This thesis addresses the theological formation offered by the Course of Bachelor of Theology, Methodist University of São Paulo, UMESP, from the look of the graduating class 2009-2012, highlighting the ways, the challenges and curricular perspectives that permeate this formation. The aim of this study consists in identifying the perception of these subjects, who underwent the presential mode of the Course, regarding the theological formation provided by the university. The theoretical support is based on authors who deal with education, theological education and related topics. A historical walk of Protestant theology in Brazil is done, which culminates with the recognition of Theology Course by the Ministry of Education and Culture - MEC. This is a qualitative study, which adopted as procedures the SPSS program and the questionnaire administered to students. The document analysis regarded the feedback from the questionnaires, indicating opinion about the formation received at this institution. The relevance of this research relates to the possibility of promoting theological formation from a curriculum that has as guideline the education for humanization |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Garcia, Renilda Martins. O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares. 2014. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9773 |
identifier_str_mv |
Garcia, Renilda Martins. O curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: caminhos, desafios e perspectivas curriculares. 2014. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/3/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/1/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9773/2/Renilda%20Martins%20Garcia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6680a3cd809262a34b7d67c2b9eff95b d402047e86466f6ec99ff7c35cbf6c25 10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277954192048128 |