As religiões dos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchis, Pierre
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412
Resumo: Há dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização.  No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna de escolha individual.  A Nova Era, por exemplo, representa ao mesmo tempo a contudente negação de uma modernidade individualista, racional e dessacralizadora, a tentativa de recapitular, no que tem de global, espiritual, carnal e cósmico, o caminhar do homem para uma completude nunca atingida, porque nunca concluída.  Assim, o meio religioso brasileiro, sobretudo popular, mas não exclusivamente, vive num certo clima espiritualista que parece compartilhado por várias mentalidades no Brasil. Pode-se então levantar a seguinte questão: como escapar, neste nosso olhar sobre as religiões dos brasileiros, de uma visão tão linearmente evolucionista, positivista na sua concepção, repressiva na sua política?
id PUC_MINS-3_6cf15f409cecc16fe2007e8741143b78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling As religiões dos brasileirosReligiãoBrasileiroCatolicismoPentecostalismoNova EraCiências SociaisCiências da religiãoHá dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização.  No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna de escolha individual.  A Nova Era, por exemplo, representa ao mesmo tempo a contudente negação de uma modernidade individualista, racional e dessacralizadora, a tentativa de recapitular, no que tem de global, espiritual, carnal e cósmico, o caminhar do homem para uma completude nunca atingida, porque nunca concluída.  Assim, o meio religioso brasileiro, sobretudo popular, mas não exclusivamente, vive num certo clima espiritualista que parece compartilhado por várias mentalidades no Brasil. Pode-se então levantar a seguinte questão: como escapar, neste nosso olhar sobre as religiões dos brasileiros, de uma visão tão linearmente evolucionista, positivista na sua concepção, repressiva na sua política?Editora PUC Minas1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 1, Nº. 2 – 2º sem. 1997; 28-43HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 1, Nº. 2 – 2º sem. 1997; 28-432175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412/398Sanchis, Pierreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T15:13:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-12T15:13:12Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv As religiões dos brasileiros
title As religiões dos brasileiros
spellingShingle As religiões dos brasileiros
Sanchis, Pierre
Religião
Brasileiro
Catolicismo
Pentecostalismo
Nova Era
Ciências Sociais
Ciências da religião
title_short As religiões dos brasileiros
title_full As religiões dos brasileiros
title_fullStr As religiões dos brasileiros
title_full_unstemmed As religiões dos brasileiros
title_sort As religiões dos brasileiros
author Sanchis, Pierre
author_facet Sanchis, Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchis, Pierre
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Brasileiro
Catolicismo
Pentecostalismo
Nova Era
Ciências Sociais
Ciências da religião
topic Religião
Brasileiro
Catolicismo
Pentecostalismo
Nova Era
Ciências Sociais
Ciências da religião
description Há dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização.  No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna de escolha individual.  A Nova Era, por exemplo, representa ao mesmo tempo a contudente negação de uma modernidade individualista, racional e dessacralizadora, a tentativa de recapitular, no que tem de global, espiritual, carnal e cósmico, o caminhar do homem para uma completude nunca atingida, porque nunca concluída.  Assim, o meio religioso brasileiro, sobretudo popular, mas não exclusivamente, vive num certo clima espiritualista que parece compartilhado por várias mentalidades no Brasil. Pode-se então levantar a seguinte questão: como escapar, neste nosso olhar sobre as religiões dos brasileiros, de uma visão tão linearmente evolucionista, positivista na sua concepção, repressiva na sua política?
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412/398
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 1, Nº. 2 – 2º sem. 1997; 28-43
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 1, Nº. 2 – 2º sem. 1997; 28-43
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124746368974848