O caminho da mistagogia: uma mística para os nossos tempos (The mystagogy way: a mystic for our time) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p831 |
Resumo: | Nos primeiros séculos da Igreja nascente, encontramos uma experiência fontal vivida pela Igreja dos primórdios: a mistagogia. Neste período da história da Igreja, a pedagogia que inspira a orientação dos Padres da Igreja é a mistagogia, ou seja, a pedagogia do Mistério. Acreditamos que na experiência mistagógica, vivida na Igreja nos séculos III e IV, encontra-se uma fonte fecunda que pode ser paradigmática para as experiências religiosas contemporâneas. Convidamos o leitor a caminhar conosco pela compreensão de mistagogia própria dos primeiros séculos da trajetória cristã: a mistagogia. A mistagogia nos chega como uma pedagogia fontal, que pode ser paradigmática para um processo de abertura e diálogo com as novas subjetividades e intersubjetividades em construção. A mistagogia experimentada nos primeiros tempos do cristianismo torna-se um lugar teológico que dialoga com nossos tempos, um diálogo entre a teologia fontal, primeira, e a teologia hoje, reflexão segunda.Palavras-chave: Mistagogia. Pedagogia da fé. Mística. Espiritualidade. Modernidade. Abstract: In the first centuries of the early church, we find a fontal experience lived by the beginning of the Church : the mystagogy. At that time, for the church history, the pedagogy that inspires the priests of the church orientation is the mystagogy, that is, the pedagogy of the mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the church between III and IV centuries, and are found a fruitful source that can be paradigmatic for the contemporary religious experiences. We invite the reader to walk with us for the comprehension of the pedagogy characteristic of the first centuries of the Christian history: the mystagogy. The mystagogy comes as a fontal pedagogy that can be paradigmatic for an opening process and dialogues with the new subjectivities and intersubjectivities under construction. The mystagogy experienced in the years of the christianism becomes a theological place that dialogue with our time, a dialogue between the first fontal theology and the theology nowadays, second reflection From this dialogue, we will introduce some theological fundamentals that can help us to construct the grounds so that the mystagogical dynamics happens with people, groups, and comunities nowadays.Key words: Mystagogy. Pedagogy of faith. Mystic. Spirituality. Modernity. |
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Acreditamos que na experiência mistagógica, vivida na Igreja nos séculos III e IV, encontra-se uma fonte fecunda que pode ser paradigmática para as experiências religiosas contemporâneas. Convidamos o leitor a caminhar conosco pela compreensão de mistagogia própria dos primeiros séculos da trajetória cristã: a mistagogia. A mistagogia nos chega como uma pedagogia fontal, que pode ser paradigmática para um processo de abertura e diálogo com as novas subjetividades e intersubjetividades em construção. A mistagogia experimentada nos primeiros tempos do cristianismo torna-se um lugar teológico que dialoga com nossos tempos, um diálogo entre a teologia fontal, primeira, e a teologia hoje, reflexão segunda.Palavras-chave: Mistagogia. Pedagogia da fé. Mística. Espiritualidade. Modernidade. Abstract: In the first centuries of the early church, we find a fontal experience lived by the beginning of the Church : the mystagogy. At that time, for the church history, the pedagogy that inspires the priests of the church orientation is the mystagogy, that is, the pedagogy of the mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the church between III and IV centuries, and are found a fruitful source that can be paradigmatic for the contemporary religious experiences. We invite the reader to walk with us for the comprehension of the pedagogy characteristic of the first centuries of the Christian history: the mystagogy. The mystagogy comes as a fontal pedagogy that can be paradigmatic for an opening process and dialogues with the new subjectivities and intersubjectivities under construction. The mystagogy experienced in the years of the christianism becomes a theological place that dialogue with our time, a dialogue between the first fontal theology and the theology nowadays, second reflection From this dialogue, we will introduce some theological fundamentals that can help us to construct the grounds so that the mystagogical dynamics happens with people, groups, and comunities nowadays.Key words: Mystagogy. Pedagogy of faith. Mystic. Spirituality. Modernity.In the early centuries of the nascent Church, we find a fountain experience lived by the Church at its beginnings: mystagogy. In this period of the Church’s history, the pedagogy which inspires the Church Fathers is mystagogy, that is, the pedagogy of Mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the Church in the 3rd and 4th centuries, one finds a fruitful fountain which may be paradigmatic with regard to the contemporary religious experiences. We invite the reader to walk with us along the pedagogy that is characteristic of the early centuries of the Christian route: mystagogy. Mystagogy reaches us as fountain pedagogy, which may be paradigmatic for an opening process and dialogue with the new subjectivities and intersubjectivities under construction. The mystagogy experienced in the early days of Christianity becomes a theological place which dialogues with our times, a dialogue between the fountain theology, foremost, and the theology of nowadays, a second reflection. Key words: Mystagogy. Pedagogy of faith. Mystique. Spirituality. Modernity. Resumo Nos primeiros séculos da Igreja nascente encontramos uma experiência fontal vivida pela Igreja dos primórdios: a mistagogia. Nesse período da história da Igreja, a pedagogia que inspira os Padres da Igreja é a mistagogia, ou seja, a pedagogia do Mistério. Acreditamos que na experiência mistagógica, vivida na Igreja nos séculos III e IV, encontra-se uma fonte fecunda que pode ser paradigmática em relação às experiências religiosas contemporâneas. Convidamos o leitor a caminhar conosco pela mistagogia própria dos primeiros séculos da trajetória cristã: a mistagogia. A mistagogia nos chega como uma pedagogia fontal, que pode ser paradigmática para um processo de abertura e diálogo com as novas subjetividades e intersubjetividades em construção. A mistagogia experimentada nos primeiros tempos do cristianismo torna-se um lugar teológico que dialoga com nossos tempos, um diálogo entre a teologia fontal, primeira, e a teologia de hoje, reflexão segunda. Palavras-chave: Mistagogia. Pedagogia da fé. Mística. Espiritualidade. Modernidade.Editora PUC Minas2012-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p83110.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 27, jul./set. 2012 - Dossiê: Místicas Religiosas e Seculares; 831-853HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 27, jul./set. 2012 - Dossiê: Místicas Religiosas e Seculares; 831-8532175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporenghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p831/4289http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p831/4890Costa, Rosemary Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3746Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:48Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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Nos primeiros séculos da Igreja nascente, encontramos uma experiência fontal vivida pela Igreja dos primórdios: a mistagogia. Neste período da história da Igreja, a pedagogia que inspira a orientação dos Padres da Igreja é a mistagogia, ou seja, a pedagogia do Mistério. Acreditamos que na experiência mistagógica, vivida na Igreja nos séculos III e IV, encontra-se uma fonte fecunda que pode ser paradigmática para as experiências religiosas contemporâneas. Convidamos o leitor a caminhar conosco pela compreensão de mistagogia própria dos primeiros séculos da trajetória cristã: a mistagogia. A mistagogia nos chega como uma pedagogia fontal, que pode ser paradigmática para um processo de abertura e diálogo com as novas subjetividades e intersubjetividades em construção. A mistagogia experimentada nos primeiros tempos do cristianismo torna-se um lugar teológico que dialoga com nossos tempos, um diálogo entre a teologia fontal, primeira, e a teologia hoje, reflexão segunda.Palavras-chave: Mistagogia. Pedagogia da fé. Mística. Espiritualidade. Modernidade. Abstract: In the first centuries of the early church, we find a fontal experience lived by the beginning of the Church : the mystagogy. At that time, for the church history, the pedagogy that inspires the priests of the church orientation is the mystagogy, that is, the pedagogy of the mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the church between III and IV centuries, and are found a fruitful source that can be paradigmatic for the contemporary religious experiences. We invite the reader to walk with us for the comprehension of the pedagogy characteristic of the first centuries of the Christian history: the mystagogy. The mystagogy comes as a fontal pedagogy that can be paradigmatic for an opening process and dialogues with the new subjectivities and intersubjectivities under construction. The mystagogy experienced in the years of the christianism becomes a theological place that dialogue with our time, a dialogue between the first fontal theology and the theology nowadays, second reflection From this dialogue, we will introduce some theological fundamentals that can help us to construct the grounds so that the mystagogical dynamics happens with people, groups, and comunities nowadays.Key words: Mystagogy. Pedagogy of faith. Mystic. Spirituality. Modernity. |
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