Manu militari: a ação jurídica católica nos conflitos fundiários urbanos do Rio de Janeiro, uma etnografia com a Pastoral de Favelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Breno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/27430
Resumo: Meu objetivo nesta dissertação é analisar a interação entre as transformações no interior do catolicismo com a questão habitacional na cidade do Rio de Janeiro. As formas de interação e intervenção entre os segmentos católicos e as políticas habitacionais marcam uma longa experiência de contatos e adaptações entre Igreja, atores locais e internacionais e o Estado, com profundos impactos para a produção do espaço urbano carioca e para a delimitação do problema habitacional. Se, por um lado, esses contatos e adaptações foram moldados por imposições das conjunturas políticas global, nacional e local (e como resposta à agência dos moradores de favelas), por outro, respondem às transformações no interior do próprio Catolicismo. Nesse sentido, busquei reconstituir o histórico de intervenções na moradia popular, das quais a Igreja Católica se fez partícipe,  elegendo como objeto a mediação exercida pela Igreja nos conflitos fundiários urbanos por meio da Pastoral de Favelas. Analiso as experiências da Fundação Leão XIII (1947) e Cruzada São Sebastião (1955), estabelecendo um foco especial no surgimento e relevância do serviço jurídico-pastoral ligado à Pastoral de Favelas no período que compreende a eclosão da tentativa de remoção da comunidade do Vidigal, em 1977, até o tempo presente. Filiando-me ao conceito de sociação de Simmel, refleti sobre as interações entre os múltiplos atores individuais e coletivos envolvidos nas dinâmicas dos conflitos fundiários urbanos e compreendi, dessas interações, que o conflito é parte de um processo construtivo, e não apenas negativo. Em uma direção oposta às noções de afinidade eletiva weberiana na relação entre fé e política, como proposto em Löwy (2004), refleti como sujeitos com trajetórias e retóricas tão contrapostas conseguem se articular em torno de algum ponto comum, sem que este suspenda suas diferenças. Nessa pesquisa, lancei mão de uma metodologia qualitativa, baseada em observação participante, análise bibliográfica e documental. Foram utilizados também dados quantitativos. A partir dessas abordagens, busquei analisar dinâmicas de interação entre Igreja, Estado e sociedade civil.
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Se, por um lado, esses contatos e adaptações foram moldados por imposições das conjunturas políticas global, nacional e local (e como resposta à agência dos moradores de favelas), por outro, respondem às transformações no interior do próprio Catolicismo. Nesse sentido, busquei reconstituir o histórico de intervenções na moradia popular, das quais a Igreja Católica se fez partícipe,  elegendo como objeto a mediação exercida pela Igreja nos conflitos fundiários urbanos por meio da Pastoral de Favelas. Analiso as experiências da Fundação Leão XIII (1947) e Cruzada São Sebastião (1955), estabelecendo um foco especial no surgimento e relevância do serviço jurídico-pastoral ligado à Pastoral de Favelas no período que compreende a eclosão da tentativa de remoção da comunidade do Vidigal, em 1977, até o tempo presente. Filiando-me ao conceito de sociação de Simmel, refleti sobre as interações entre os múltiplos atores individuais e coletivos envolvidos nas dinâmicas dos conflitos fundiários urbanos e compreendi, dessas interações, que o conflito é parte de um processo construtivo, e não apenas negativo. Em uma direção oposta às noções de afinidade eletiva weberiana na relação entre fé e política, como proposto em Löwy (2004), refleti como sujeitos com trajetórias e retóricas tão contrapostas conseguem se articular em torno de algum ponto comum, sem que este suspenda suas diferenças. Nessa pesquisa, lancei mão de uma metodologia qualitativa, baseada em observação participante, análise bibliográfica e documental. Foram utilizados também dados quantitativos. A partir dessas abordagens, busquei analisar dinâmicas de interação entre Igreja, Estado e sociedade civil.My objective in this dissertation is to analyze the interaction between the transformations within Catholicism with the housing issue in the city of Rio de Janeiro. The forms of interaction and intervention between Catholic segments and housing policies mark a long experience of contacts and adaptations between the Church, local and international actors and the State, with profound impacts for the production of the urban space in Rio de Janeiro and for the delimitation of the housing problem . If, on the one hand, these contacts and adaptations were shaped by impositions of global, national and local political circumstances (and in response to the agency of favela residents), on the other, they respond to transformations within Catholicism itself. In this sense, I sought to reconstruct the history of interventions in popular housing, in which the Catholic Church took part, choosing as an object the mediation exercised by the Church in urban land conflicts through the Pastoral de Favelas. I analyze the experiences of the Fundação Leão XIII (1947) and Cruzada São Sebastião (1955), establishing a special focus on the emergence and relevance of the juridical-pastoral service linked to the Pastoral de Favelas in the period that comprises the outbreak of the attempt to remove the Vidigal community , in 1977, to the present time. Joining Simmel's concept of sociation, I reflected on the interactions between the multiple individual and collective actors involved in the dynamics of urban land conflicts and understood, from these interactions, that conflict is part of a constructive process, not just a negative one. In a direction opposite to Weber's notions of elective affinity in the relationship between faith and politics, as proposed in Löwy (2004), I reflected on how people with such contrasting trajectories and rhetoric manage to articulate around some common point, without it suspending their differences. In this research, I used a qualitative methodology, based on participant observation, bibliographical and documentary analysis. Quantitative data were also used. From these approaches, I sought to analyze interaction dynamics between Church, State and civil society.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTítulosapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/27430HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 19, n. 59, maio/ago. 2021 - Dossiê - Pontificado de Francisco: mudanças e perspectivas; 908HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; The pontificate of Francis: changes and perspectives; 9082175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/27430/19642Copyright (c) 2021 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Breno2022-04-01T11:25:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27430Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-04-01T11:25:41Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
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