Entre o “empoderamento espiritual” e a “ecoespiritualidade”: um estudo da Seicho-no-Ie do Brasil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p740 |
Resumo: | O artigo discute nuances contemporâneas da identidade religiosa dos adeptos da Seicho-no-Ie (Lar do Progredir Infinito, em português). Considera-se dois aspectos marcantes dessa identidade: o “empoderamento espiritual” e a ecoespiritualidade. Ambos são percebidos enquanto desdobramentos das interpelações feitos pela modernidade tardia à imaginação religiosa da mulher e do homem contemporâneo. Os dados do qual fizemos uso foram coletados junto aos adeptos da cidade de Goiânia ao longo de 2015, além daqueles oriundos das publicações religiosas com o qual tivemos contato. Esse trabalho está em afinidade com as discussões que situam as novas religiões e espiritualidades como respostas as contingências sociais e culturais modernas, em especial as reflexões de Lorne L. Dawson (2004; 2006) e Christopher Partridge (2005). Ambos chamam a atenção para a importância da compreensão sociológica das novas religiões e espiritualidades alternativas enquanto fenômeno específico da contemporaneidade que não devem ser reduzidos aos esquemas compreensivos que trivializam esse tipo de sensibilidade religiosa. |
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Entre o “empoderamento espiritual” e a “ecoespiritualidade”: um estudo da Seicho-no-Ie do Brasil.Between “spiritual empowerment” and the “eco-spirituality”: a study of Seicho-no-Ie do BrasilSeicho-no-IeNew ReligionsAlternative SpiritualitiesLate ModernityReligious studiesNew religionsSeicho-no-IeNovas ReligiõesEspiritualidades AlternativasModernidade TardiaCiências da ReligiãoNovas ReligiõesO artigo discute nuances contemporâneas da identidade religiosa dos adeptos da Seicho-no-Ie (Lar do Progredir Infinito, em português). Considera-se dois aspectos marcantes dessa identidade: o “empoderamento espiritual” e a ecoespiritualidade. Ambos são percebidos enquanto desdobramentos das interpelações feitos pela modernidade tardia à imaginação religiosa da mulher e do homem contemporâneo. Os dados do qual fizemos uso foram coletados junto aos adeptos da cidade de Goiânia ao longo de 2015, além daqueles oriundos das publicações religiosas com o qual tivemos contato. Esse trabalho está em afinidade com as discussões que situam as novas religiões e espiritualidades como respostas as contingências sociais e culturais modernas, em especial as reflexões de Lorne L. Dawson (2004; 2006) e Christopher Partridge (2005). Ambos chamam a atenção para a importância da compreensão sociológica das novas religiões e espiritualidades alternativas enquanto fenômeno específico da contemporaneidade que não devem ser reduzidos aos esquemas compreensivos que trivializam esse tipo de sensibilidade religiosa.This paper investigates contemporary nuances of the religious identity of supporters of Seicho-no-Ie (House of Growth in English). It considers two conspicuous aspects of this identity: "spiritual empowerment" and eco-spirituality. Both are perceived as consequences of the impact of late modernity on the religious imagination of contemporary woman and man. The data we used were collected from the Seicho-no-Ie’s supporters of the city of Goiania, State of Goiás, in 2015, and from religious publications with which we had contact. This study is congruous with the discussions that understand new religions and spiritualties as responses to modern social and cultural contingencies, in particular the approaches of Lorne L. Dawson (2004; 2006) and Christopher Partridge (2005). Both of these authors draw attention to the importance of sociological understanding of the new religions and alternative spiritualities as a specific phenomenon of contemporaneity that should not be reduced to comprehensive schemes that trivialize this kind of religious sensitivity.Editora PUC Minas2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p74010.5752/P.2175-5841.2016v14n43p740HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 740-764HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 740-7642175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p740/10213Copyright (c) 2016 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, João Paulo de Paula2016-10-10T18:12:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11966Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:15Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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