Existe um imaginário social secularizado na América Latina? (Is there a secularized social imaginary in Latin America?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p133

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elton Vitoriano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p133
Resumo: Neste artigo, pretende-se interpretar a posição de Taylor sobre a situação da sociedade contemporânea secular a partir do seguinte itinerário: (1) discutindo em grandes linhas sua concepção filosófica da multiculturalidade de nossas sociedades atuais, (2) propondo uma narrativa que aponte para uma interpretação do imaginário social multicultural e secularizado, e finalmente (3) apontando para o lugar da racionalidade filosófica neste percurso. A análise se faz tendo em mente que a coexistência cada vez maior de pessoas, grupos e comunidades, com tradições étnicas, culturais, linguísticas e religiosas das mais diversas, que partilham um mesmo espaço geográfico, é uma das principais características de nosso mundo globalizado. Por um lado, nessa configuração multicultural, é cada vez mais universal a consciência de que viver em comum no mundo é, também, partilhar um destino coletivo onde os efeitos sócio-culturais da globalização transformam nossos esquemas mentais e nossas formas de vida social. Por outro lado, a possibilidade de uma convivência harmônica em uma mesma sociedade de indivíduos, grupos e comunidades com cosmovisões diferentes coloca-se como desafio ainda não de todo equacionado.Palavras-chave: Imaginário. Secularização. Taylor. AbstractThis article examines Taylor`s viewpoint on the situation in contemporary secular society from the following itinerary: (1) discuss  his philosophical conception of multiculturalism in our societies today, (2) propose a narrative that points to an interpretation of the social, multicultural and secular imaginary, and finally (3) points to the place of philosophical rationality in this route.  This analysis assumes the coexistence  of individuals, groups and communities, with their ethnic, cultural, linguistic and religious traditions that share the same geographic space and is a major feature of our globalized world. On the one hand, within this situation, the consciousness that live together in the world means sharing a collective destiny where socio-cultural effects of globalization transform our mental schemes and also change our forms of social life. Moreover, the possibility of a harmonious coexistence in a society of individuals, groups and communities with different worldviews is a challenge still not entirely solved.Key words: Imaginary. Secularization. Taylor.
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