O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583 |
Resumo: | O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship. |
id |
PUC_MINS-3_ff66737dc40ea4966e20f6f3d7d2d84c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadãEnsino religioso escolarEscola públicaEducação para a cidadaniaO percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.Editora PUC Minas2004-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-1242175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583/614Dantas, Douglas Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T15:24:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-12T15:24:47Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
title |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
spellingShingle |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã Dantas, Douglas Cabral Ensino religioso escolar Escola pública Educação para a cidadania |
title_short |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
title_full |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
title_fullStr |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
title_full_unstemmed |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
title_sort |
O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã |
author |
Dantas, Douglas Cabral |
author_facet |
Dantas, Douglas Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Douglas Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso escolar Escola pública Educação para a cidadania |
topic |
Ensino religioso escolar Escola pública Educação para a cidadania |
description |
O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583/614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124746857611264 |