O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Douglas Cabral
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583
Resumo: O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.
id PUC_MINS-3_ff66737dc40ea4966e20f6f3d7d2d84c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadãEnsino religioso escolarEscola públicaEducação para a cidadaniaO percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.Editora PUC Minas2004-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-1242175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583/614Dantas, Douglas Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T15:24:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-12T15:24:47Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
title O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
spellingShingle O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
Dantas, Douglas Cabral
Ensino religioso escolar
Escola pública
Educação para a cidadania
title_short O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
title_full O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
title_fullStr O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
title_full_unstemmed O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
title_sort O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã
author Dantas, Douglas Cabral
author_facet Dantas, Douglas Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Douglas Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso escolar
Escola pública
Educação para a cidadania
topic Ensino religioso escolar
Escola pública
Educação para a cidadania
description O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.ABSTRACTThe history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/583/614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 2, Nº. 4 – 1º. sem. 2004; 112-124
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124746857611264