TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lara Bonemer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Marcia Carla Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17990
Resumo:  O artigo propõe a aplicação da teoria do desenho de mecanismos como uma forma de preencher as lacunas e as controvérsias decorrentes da incompletude dos contratos. O tema é contextualizado no âmbito da Nova Economia Institucional sob a ótica da teoria dos custos de transação. Parte-se da ideia de que ao celebrar um contrato, as partes visam a segurança jurídica, no sentido de tentar prever todas as circunstâncias possíveis. Contudo, a previsão ex ante é inviável, dada a complexidade das relações negociais, além da previsão de um máximo de situações possíveis tornar a redação do contrato excessivamente custosa, podendo até mesmo inviabilizar o negócio, o que torna os contratos, como regra, incompletos. Em consequência, o preenchimento destas lacunas contratuais e as controvérsias são levadas frequentemente para apreciação pelo Poder Judiciário, que em virtude da falta de previsibilidade de suas decisões, acaba por deixar as partes contratantes num potencial estado de insegurança jurídica. Conclui-se que a aplicação da teoria de desenho de mecanismos aos contratos incompletos, viabiliza uma solução das contingências mediante incentivos para que as partes adotem estratégias lícitas para alcançar resultados eficientes. Se desenhados incentivos fortes, os mecanismos se traduzem em normas autoaplicáveis, aptas a reduzir os custos de transação, até mesmo no âmbito do Poder Judiciário.
id PUC_MINS-4_d6819f605c63948c4e22353e3849537f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17990
network_acronym_str PUC_MINS-4
network_name_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository_id_str
spelling TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOSAnálise Econômica do Direito. Custos de Transação. Contratos. Teoria do desenho de mecanismos. Poder Judiciário. O artigo propõe a aplicação da teoria do desenho de mecanismos como uma forma de preencher as lacunas e as controvérsias decorrentes da incompletude dos contratos. O tema é contextualizado no âmbito da Nova Economia Institucional sob a ótica da teoria dos custos de transação. Parte-se da ideia de que ao celebrar um contrato, as partes visam a segurança jurídica, no sentido de tentar prever todas as circunstâncias possíveis. Contudo, a previsão ex ante é inviável, dada a complexidade das relações negociais, além da previsão de um máximo de situações possíveis tornar a redação do contrato excessivamente custosa, podendo até mesmo inviabilizar o negócio, o que torna os contratos, como regra, incompletos. Em consequência, o preenchimento destas lacunas contratuais e as controvérsias são levadas frequentemente para apreciação pelo Poder Judiciário, que em virtude da falta de previsibilidade de suas decisões, acaba por deixar as partes contratantes num potencial estado de insegurança jurídica. Conclui-se que a aplicação da teoria de desenho de mecanismos aos contratos incompletos, viabiliza uma solução das contingências mediante incentivos para que as partes adotem estratégias lícitas para alcançar resultados eficientes. Se desenhados incentivos fortes, os mecanismos se traduzem em normas autoaplicáveis, aptas a reduzir os custos de transação, até mesmo no âmbito do Poder Judiciário.Editora PUC Minas2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/1799010.5752/P.2318-7999.2017v20n40p215-244Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 20 n. 40 (2017): REVISTA DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO - PUC MINAS; 215-2442318-79991808-9429reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17990/13378Copyright (c) 2018 Revista da Faculdade Mineira de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Lara BonemerRibeiro, Marcia Carla Pereira2022-03-10T14:30:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17990Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/oai||revistafmd@pucminas.br2318-79991808-9429opendoar:2022-03-10T14:30:14Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
title TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
spellingShingle TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
Rocha, Lara Bonemer
Análise Econômica do Direito. Custos de Transação. Contratos. Teoria do desenho de mecanismos. Poder Judiciário.
title_short TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
title_full TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
title_fullStr TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
title_full_unstemmed TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
title_sort TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS
author Rocha, Lara Bonemer
author_facet Rocha, Lara Bonemer
Ribeiro, Marcia Carla Pereira
author_role author
author2 Ribeiro, Marcia Carla Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lara Bonemer
Ribeiro, Marcia Carla Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Econômica do Direito. Custos de Transação. Contratos. Teoria do desenho de mecanismos. Poder Judiciário.
topic Análise Econômica do Direito. Custos de Transação. Contratos. Teoria do desenho de mecanismos. Poder Judiciário.
description  O artigo propõe a aplicação da teoria do desenho de mecanismos como uma forma de preencher as lacunas e as controvérsias decorrentes da incompletude dos contratos. O tema é contextualizado no âmbito da Nova Economia Institucional sob a ótica da teoria dos custos de transação. Parte-se da ideia de que ao celebrar um contrato, as partes visam a segurança jurídica, no sentido de tentar prever todas as circunstâncias possíveis. Contudo, a previsão ex ante é inviável, dada a complexidade das relações negociais, além da previsão de um máximo de situações possíveis tornar a redação do contrato excessivamente custosa, podendo até mesmo inviabilizar o negócio, o que torna os contratos, como regra, incompletos. Em consequência, o preenchimento destas lacunas contratuais e as controvérsias são levadas frequentemente para apreciação pelo Poder Judiciário, que em virtude da falta de previsibilidade de suas decisões, acaba por deixar as partes contratantes num potencial estado de insegurança jurídica. Conclui-se que a aplicação da teoria de desenho de mecanismos aos contratos incompletos, viabiliza uma solução das contingências mediante incentivos para que as partes adotem estratégias lícitas para alcançar resultados eficientes. Se desenhados incentivos fortes, os mecanismos se traduzem em normas autoaplicáveis, aptas a reduzir os custos de transação, até mesmo no âmbito do Poder Judiciário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17990
10.5752/P.2318-7999.2017v20n40p215-244
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17990
identifier_str_mv 10.5752/P.2318-7999.2017v20n40p215-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17990/13378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista da Faculdade Mineira de Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista da Faculdade Mineira de Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 20 n. 40 (2017): REVISTA DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO - PUC MINAS; 215-244
2318-7999
1808-9429
reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
collection Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafmd@pucminas.br
_version_ 1799124789115224064