UM ESBOÇO DE UMA PERSONALIDADE MÍSTICA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v10n17p13
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Data de Publicação: | 2015 |
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Resumo: | ResumoA intenção deste artigo é fazer um esboço do que seria uma personalidade mística portadora de uma ciência mística. Para tal, levantamos alguns instrumentos conceituais para este fim. Percorremos um breve histórico semântico da palavra “mística” no cristianismo. Em seguida, identificamos o que seria o elemento místico nas religiões, segundo o pesquisador Friedrich Von Hügel. Na sequência, analisamos os conceitos de exercícios espirituais do filósofo Pierre Hadot na filosofia antiga e de transcendentalismo (autoconfiança) no romantismo americano de Ralph Waldo Emerson, a fim de neles iluminar o que seria uma filosofia mística. Como último instrumento, vimos o conceito de aristocracia espiritual do filósofo russo Nicolai Berdiaev. Os principais traços dessa personalidade identificados são: ausência do problema de sentido da existência, enfrentamento da contingência, amor espontâneo pela vida, vontade autoconfiante, coragem, generosidade e atenção a presença da dimensão transcendente.Palavras-Chave: Mística. Cristianismo. Exercícios espirituais. Transcendentalismo. AbstractThis article intends to a make a sketch of what would be a mystical personality and its mystical science. In order to do so, we have identified some conceptual tools. First, we have followed a short history of the semantics of the word “mysticism” in Christianity. From there, we have moved onto Friedrich Von Hügel’s concept of mystical element, Pierre Hadot’s spiritual exercises in ancient philosophy, Ralph Waldo Emerson’s transcendentalism (self reliance), and, last, but not least, Nicolai Berdiaev’s concept of spiritual aristocracy. The main traits of the mystical personality we have identified are: lack of fear concerning the problem of meaning life, facing of contingence, spontaneuos love for life, self reliance, courage, generosity and atention to the transcendent dimension.Key words: Mysticism. Christianity. Spiritual exercises.Transcendentalism. |
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UM ESBOÇO DE UMA PERSONALIDADE MÍSTICA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v10n17p13Mística. Cristianismo. Exercícios espirituais. Transcendentalismo.ResumoA intenção deste artigo é fazer um esboço do que seria uma personalidade mística portadora de uma ciência mística. Para tal, levantamos alguns instrumentos conceituais para este fim. Percorremos um breve histórico semântico da palavra “mística” no cristianismo. Em seguida, identificamos o que seria o elemento místico nas religiões, segundo o pesquisador Friedrich Von Hügel. Na sequência, analisamos os conceitos de exercícios espirituais do filósofo Pierre Hadot na filosofia antiga e de transcendentalismo (autoconfiança) no romantismo americano de Ralph Waldo Emerson, a fim de neles iluminar o que seria uma filosofia mística. Como último instrumento, vimos o conceito de aristocracia espiritual do filósofo russo Nicolai Berdiaev. Os principais traços dessa personalidade identificados são: ausência do problema de sentido da existência, enfrentamento da contingência, amor espontâneo pela vida, vontade autoconfiante, coragem, generosidade e atenção a presença da dimensão transcendente.Palavras-Chave: Mística. Cristianismo. Exercícios espirituais. Transcendentalismo. AbstractThis article intends to a make a sketch of what would be a mystical personality and its mystical science. In order to do so, we have identified some conceptual tools. First, we have followed a short history of the semantics of the word “mysticism” in Christianity. From there, we have moved onto Friedrich Von Hügel’s concept of mystical element, Pierre Hadot’s spiritual exercises in ancient philosophy, Ralph Waldo Emerson’s transcendentalism (self reliance), and, last, but not least, Nicolai Berdiaev’s concept of spiritual aristocracy. The main traits of the mystical personality we have identified are: lack of fear concerning the problem of meaning life, facing of contingence, spontaneuos love for life, self reliance, courage, generosity and atention to the transcendent dimension.Key words: Mysticism. Christianity. Spiritual exercises.Transcendentalism.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2015v10n17p1310.5752/P.1983-2478.2015v10n17p13INTERAÇÕES; Vol 10 No 17 (2015): Dossiê: Mística e Religião; 13-24INTERAÇÕES; Vol. 10 Núm. 17 (2015): Dossiê: Mística e Religião; 13-24INTERAÇÕES; v. 10 n. 17 (2015): Dossiê: Mística e Religião; 13-241983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2015v10n17p13/8583Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessPondé, Luiz Felipe2021-02-12T05:08:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9673Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:14Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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