A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Lindomar Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Werbert Cirilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta o apofatismo do Pseudo-Dionísio, o areopagita, como um conhecimento místico que recusa determinar Deus como um conceito objetivo e exige o abandono das formulações que ousam encerrar o Mistério divino em categorias. Sendo assim, foi necessário discutir, a princípio, a diferença entre o apofatismo da ousia próprio da Escolástica, que através da razão conclui a impossibilidade do conhecimento da “substância” do Ser Absoluto e o da persona do areopagita que conclui, a partir da relação pessoal e/ou existencial que estabeleço com Deus, que Ele não pode ser esgotado em formulações noéticas, do pensamento. Neste sentido, o apofatismo se apresenta como renúncia mística ou superação de um modo de conhecimento de Deus, que se encontra nas Trevas e no silêncio bem distante de toda idolatria conceitual com a qual ousamos defini-Lo; ele só pode ser celebrado pela linguagem simbólica a partir de suas phanias. Entendido como renúncia mística, esse apofatismo possibilitou compreender Deus como o “Nada de tudo o que é” e como o “Nome sem nome”; ou seja, a sua niilidade e o seu anonimato. PALAVRAS-CHAVE: Deus. Mística. Apofatismo. Renúncia. ABSTRACT This article presented the apophatism of Pseudo-Dionysius the Areopagite, a mystical knowledge as refusing determine God as an objective concept and requires the abandonment of formulations that dare quit the Divine Mystery into categories. Therefore, it was necessary to discuss the principle, the difference between the apophaticism own ousia of Scholastic concludes that by reason of the impossibility of knowledge of the “substance” of the Absolute and the persona of the Areopagite concluded that, from personal a relationship and / existential or establish with God, that He cannot be exhausted in noetic formulations of thought. In this sense, the apophatism presents as mystical resignation or a way of overcoming the knowledge of God, which is in the darkness and silence far away from all conceptual idolatry that dare to define Him; unless the symbolic language concluded from their phanias. Understood as mystical renunciation, this apophatism possible to understand God as the “Nothing of all that is” and how “Unnamed Name”; i.e., its nihility and your anonymity. KEYWORDS: God. Mysticism. Apophaticism. Resignation.
id PUC_MINS-5_e7295694c3223773d3b91af897858ee1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7266
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431Deus. Mística. Apofaticismo. RenúnciaRESUMO Este artigo apresenta o apofatismo do Pseudo-Dionísio, o areopagita, como um conhecimento místico que recusa determinar Deus como um conceito objetivo e exige o abandono das formulações que ousam encerrar o Mistério divino em categorias. Sendo assim, foi necessário discutir, a princípio, a diferença entre o apofatismo da ousia próprio da Escolástica, que através da razão conclui a impossibilidade do conhecimento da “substância” do Ser Absoluto e o da persona do areopagita que conclui, a partir da relação pessoal e/ou existencial que estabeleço com Deus, que Ele não pode ser esgotado em formulações noéticas, do pensamento. Neste sentido, o apofatismo se apresenta como renúncia mística ou superação de um modo de conhecimento de Deus, que se encontra nas Trevas e no silêncio bem distante de toda idolatria conceitual com a qual ousamos defini-Lo; ele só pode ser celebrado pela linguagem simbólica a partir de suas phanias. Entendido como renúncia mística, esse apofatismo possibilitou compreender Deus como o “Nada de tudo o que é” e como o “Nome sem nome”; ou seja, a sua niilidade e o seu anonimato. PALAVRAS-CHAVE: Deus. Mística. Apofatismo. Renúncia. ABSTRACT This article presented the apophatism of Pseudo-Dionysius the Areopagite, a mystical knowledge as refusing determine God as an objective concept and requires the abandonment of formulations that dare quit the Divine Mystery into categories. Therefore, it was necessary to discuss the principle, the difference between the apophaticism own ousia of Scholastic concludes that by reason of the impossibility of knowledge of the “substance” of the Absolute and the persona of the Areopagite concluded that, from personal a relationship and / existential or establish with God, that He cannot be exhausted in noetic formulations of thought. In this sense, the apophatism presents as mystical resignation or a way of overcoming the knowledge of God, which is in the darkness and silence far away from all conceptual idolatry that dare to define Him; unless the symbolic language concluded from their phanias. Understood as mystical renunciation, this apophatism possible to understand God as the “Nothing of all that is” and how “Unnamed Name”; i.e., its nihility and your anonymity. KEYWORDS: God. Mysticism. Apophaticism. Resignation. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2015-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p43110.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431INTERAÇÕES; Vol 9 No 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-452INTERAÇÕES; Vol. 9 Núm. 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-452INTERAÇÕES; v. 9 n. 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-4521983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431/7657http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431/15501Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Lindomar RochaGonçalves, Werbert Cirilo2021-02-12T05:08:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7266Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:19Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
title A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
spellingShingle A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
Mota, Lindomar Rocha
Deus. Mística. Apofaticismo. Renúncia
title_short A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
title_full A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
title_fullStr A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
title_full_unstemmed A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
title_sort A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
author Mota, Lindomar Rocha
author_facet Mota, Lindomar Rocha
Gonçalves, Werbert Cirilo
author_role author
author2 Gonçalves, Werbert Cirilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Lindomar Rocha
Gonçalves, Werbert Cirilo
dc.subject.por.fl_str_mv Deus. Mística. Apofaticismo. Renúncia
topic Deus. Mística. Apofaticismo. Renúncia
description RESUMO Este artigo apresenta o apofatismo do Pseudo-Dionísio, o areopagita, como um conhecimento místico que recusa determinar Deus como um conceito objetivo e exige o abandono das formulações que ousam encerrar o Mistério divino em categorias. Sendo assim, foi necessário discutir, a princípio, a diferença entre o apofatismo da ousia próprio da Escolástica, que através da razão conclui a impossibilidade do conhecimento da “substância” do Ser Absoluto e o da persona do areopagita que conclui, a partir da relação pessoal e/ou existencial que estabeleço com Deus, que Ele não pode ser esgotado em formulações noéticas, do pensamento. Neste sentido, o apofatismo se apresenta como renúncia mística ou superação de um modo de conhecimento de Deus, que se encontra nas Trevas e no silêncio bem distante de toda idolatria conceitual com a qual ousamos defini-Lo; ele só pode ser celebrado pela linguagem simbólica a partir de suas phanias. Entendido como renúncia mística, esse apofatismo possibilitou compreender Deus como o “Nada de tudo o que é” e como o “Nome sem nome”; ou seja, a sua niilidade e o seu anonimato. PALAVRAS-CHAVE: Deus. Mística. Apofatismo. Renúncia. ABSTRACT This article presented the apophatism of Pseudo-Dionysius the Areopagite, a mystical knowledge as refusing determine God as an objective concept and requires the abandonment of formulations that dare quit the Divine Mystery into categories. Therefore, it was necessary to discuss the principle, the difference between the apophaticism own ousia of Scholastic concludes that by reason of the impossibility of knowledge of the “substance” of the Absolute and the persona of the Areopagite concluded that, from personal a relationship and / existential or establish with God, that He cannot be exhausted in noetic formulations of thought. In this sense, the apophatism presents as mystical resignation or a way of overcoming the knowledge of God, which is in the darkness and silence far away from all conceptual idolatry that dare to define Him; unless the symbolic language concluded from their phanias. Understood as mystical renunciation, this apophatism possible to understand God as the “Nothing of all that is” and how “Unnamed Name”; i.e., its nihility and your anonymity. KEYWORDS: God. Mysticism. Apophaticism. Resignation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431
10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431/7657
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431/15501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 9 No 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-452
INTERAÇÕES; Vol. 9 Núm. 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-452
INTERAÇÕES; v. 9 n. 16 (2014): Dossiê: Psicologia e Religião; 431-452
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321139140788224