O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Roseane do Socorro Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146
Resumo: Um grande desafio para o professor de Ensino Religioso encontra-se, sobretudo, na falta de Parâmetros Curriculares Nacionais que o ajudariam a definir os conteúdos desse componente curricular. Na tentativa de suprir essa falta, o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso propôs ao Ministério da Educação um modelo de PCNER, o qual, embora não tenha sido oficializado pelo MEC, constitui-se na mais importante diretriz para o Ensino Religioso. Além das orientações contidas nos PCNER o professor de Ensino Religioso conta com o apoio de diferentes linguagens que lhe permitem desenvolver o conteúdo da sua disciplina. Entre essas linguagens encontra-se a literatura que aborda alguns elementos das tradições religiosas, e trazem consigo um rico universo simbólico e cultural. Neste texto propomos estabelecer a aproximação entre literatura e Ensino Religioso a partir da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Nosso objetivo é elucidar que a leitura de uma obra literária pode se constituir como um recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Ensino Religioso. Pois, desse universo é possível perceber a cultura religiosa aí presente, e a partir dela, trabalhar esses elementos como conteúdo de Ensino Religioso.
id PUC_MINS-5_4b8fefc0b4cd8ed65ae5cb9fdbe9cb5a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6146
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSOEnsino Religioso. Religião. Literatura. Linguagens.Um grande desafio para o professor de Ensino Religioso encontra-se, sobretudo, na falta de Parâmetros Curriculares Nacionais que o ajudariam a definir os conteúdos desse componente curricular. Na tentativa de suprir essa falta, o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso propôs ao Ministério da Educação um modelo de PCNER, o qual, embora não tenha sido oficializado pelo MEC, constitui-se na mais importante diretriz para o Ensino Religioso. Além das orientações contidas nos PCNER o professor de Ensino Religioso conta com o apoio de diferentes linguagens que lhe permitem desenvolver o conteúdo da sua disciplina. Entre essas linguagens encontra-se a literatura que aborda alguns elementos das tradições religiosas, e trazem consigo um rico universo simbólico e cultural. Neste texto propomos estabelecer a aproximação entre literatura e Ensino Religioso a partir da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Nosso objetivo é elucidar que a leitura de uma obra literária pode se constituir como um recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Ensino Religioso. Pois, desse universo é possível perceber a cultura religiosa aí presente, e a partir dela, trabalhar esses elementos como conteúdo de Ensino Religioso.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146INTERAÇÕES; Vol 7 No 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-102INTERAÇÕES; Vol. 7 Núm. 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-102INTERAÇÕES; v. 7 n. 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-1021983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146/5700Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Roseane do Socorro Gomes2021-02-12T05:10:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6146Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:10:46Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
title O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
spellingShingle O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
Barbosa, Roseane do Socorro Gomes
Ensino Religioso. Religião. Literatura. Linguagens.
title_short O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
title_full O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
title_fullStr O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
title_full_unstemmed O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
title_sort O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO
author Barbosa, Roseane do Socorro Gomes
author_facet Barbosa, Roseane do Socorro Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Roseane do Socorro Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso. Religião. Literatura. Linguagens.
topic Ensino Religioso. Religião. Literatura. Linguagens.
description Um grande desafio para o professor de Ensino Religioso encontra-se, sobretudo, na falta de Parâmetros Curriculares Nacionais que o ajudariam a definir os conteúdos desse componente curricular. Na tentativa de suprir essa falta, o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso propôs ao Ministério da Educação um modelo de PCNER, o qual, embora não tenha sido oficializado pelo MEC, constitui-se na mais importante diretriz para o Ensino Religioso. Além das orientações contidas nos PCNER o professor de Ensino Religioso conta com o apoio de diferentes linguagens que lhe permitem desenvolver o conteúdo da sua disciplina. Entre essas linguagens encontra-se a literatura que aborda alguns elementos das tradições religiosas, e trazem consigo um rico universo simbólico e cultural. Neste texto propomos estabelecer a aproximação entre literatura e Ensino Religioso a partir da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Nosso objetivo é elucidar que a leitura de uma obra literária pode se constituir como um recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Ensino Religioso. Pois, desse universo é possível perceber a cultura religiosa aí presente, e a partir dela, trabalhar esses elementos como conteúdo de Ensino Religioso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6146/5700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 7 No 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-102
INTERAÇÕES; Vol. 7 Núm. 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-102
INTERAÇÕES; v. 7 n. 12 (2012): Dossiê: Literatura e Religião; 91-102
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321138378473472