Garret e o rousseauísmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Sérgio Nazar
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312
Resumo: Robert Darnton, em O grande massacre de gatos, detém-se na preparação que Rousseau faz de uma sensibilidade que atravessará toda uma época. Perseguido após a publicação de Emílio, depois transformado em amigo da revolução, Rousseau parece ser ponto de chegadade uma época e ponto de partida de outra. Após sua morte e no correr das décadas que nos põem dentro do século XIX, suas posições dianteda vida, do ato de escrever e daquilo que faz de nós humanos (a linguagem) se transformam em paradigma de uma nova ordem que se vai instituindo: o poder burguês, a disciplina cristã, agora a ser viço da restauração. A partir de Viagens na minha terra e de Portugal na balança da Europa, discuto as linhas de convergência entre Garrett e Rousseau. Procurando me afastar do estudo compa ratista pautado em fonte/influência,assinalo alguns aspectos relativos às transformações de um conjunto de idéias transplantadas que adquirem assim especificidade na obra de Garrett.
id PUC_MINS-6_05616e2613a34c6335dfb55e6d051784
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10312
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Garret e o rousseauísmoAlmeida GarrettRosseauRobert Darnton, em O grande massacre de gatos, detém-se na preparação que Rousseau faz de uma sensibilidade que atravessará toda uma época. Perseguido após a publicação de Emílio, depois transformado em amigo da revolução, Rousseau parece ser ponto de chegadade uma época e ponto de partida de outra. Após sua morte e no correr das décadas que nos põem dentro do século XIX, suas posições dianteda vida, do ato de escrever e daquilo que faz de nós humanos (a linguagem) se transformam em paradigma de uma nova ordem que se vai instituindo: o poder burguês, a disciplina cristã, agora a ser viço da restauração. A partir de Viagens na minha terra e de Portugal na balança da Europa, discuto as linhas de convergência entre Garrett e Rousseau. Procurando me afastar do estudo compa ratista pautado em fonte/influência,assinalo alguns aspectos relativos às transformações de um conjunto de idéias transplantadas que adquirem assim especificidade na obra de Garrett.PUC Minas1999-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312Scripta; Vol 3 No 5 (1999): Scripta 5; 201-208Scripta; v. 3 n. 5 (1999): Almeida Garret; 201-2082358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312/pdfDavid, Sérgio Nazarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T19:15:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10312Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T19:15:25Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Garret e o rousseauísmo
title Garret e o rousseauísmo
spellingShingle Garret e o rousseauísmo
David, Sérgio Nazar
Almeida Garrett
Rosseau
title_short Garret e o rousseauísmo
title_full Garret e o rousseauísmo
title_fullStr Garret e o rousseauísmo
title_full_unstemmed Garret e o rousseauísmo
title_sort Garret e o rousseauísmo
author David, Sérgio Nazar
author_facet David, Sérgio Nazar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Sérgio Nazar
dc.subject.por.fl_str_mv Almeida Garrett
Rosseau
topic Almeida Garrett
Rosseau
description Robert Darnton, em O grande massacre de gatos, detém-se na preparação que Rousseau faz de uma sensibilidade que atravessará toda uma época. Perseguido após a publicação de Emílio, depois transformado em amigo da revolução, Rousseau parece ser ponto de chegadade uma época e ponto de partida de outra. Após sua morte e no correr das décadas que nos põem dentro do século XIX, suas posições dianteda vida, do ato de escrever e daquilo que faz de nós humanos (a linguagem) se transformam em paradigma de uma nova ordem que se vai instituindo: o poder burguês, a disciplina cristã, agora a ser viço da restauração. A partir de Viagens na minha terra e de Portugal na balança da Europa, discuto as linhas de convergência entre Garrett e Rousseau. Procurando me afastar do estudo compa ratista pautado em fonte/influência,assinalo alguns aspectos relativos às transformações de um conjunto de idéias transplantadas que adquirem assim especificidade na obra de Garrett.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10312/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 3 No 5 (1999): Scripta 5; 201-208
Scripta; v. 3 n. 5 (1999): Almeida Garret; 201-208
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528534171648