As relações brasileiras de Almeida Garrett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: d'Alge, Carlos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294
Resumo: Ao examinar o espólio literário de Almeida Garrett, guardado na Biblioteca da Universidade de Coimbra, encontramos documentos que comprovam as ligações do escritor com o Brasil. Entre estes documentos destacam-se os textos, poéticos ou em prosa de ficção, e notas de Garrett sobre temas brasileiros. Daí nasceu a pesquisa que tem o título de As relações brasileiras de Almeida Garrett. Nesta pesquisa, que deu ensejo a uma tese de Livre-Docência, estudamos a elaboração do Romanceiro, a sua gênese e o papel que nela representou uma ligação brasileira de Garrett; a ode O Brasil Liberto, favorável à nossa independência; a crítica à iniciante literatura brasileira no Bosquejo da históriada poesia em língua portuguesa; a denúncia contra o colonialismo na história indígena Komurahy; o romance inacabado Helena, ambientadona Bahia; as crônicas com o título de O brasileiro em Lisboa. Assinalamos,finalmente, que as relações brasileiras de Garrett não se limitaramà sua vida familiar, política e social. Elas transcendem o meramenteafetivo e constituem, a par da simpatia pela literatura brasileira,uma defesa do novo espírito que presidiu os movimentos políticos em torno da independência dos países americanos, pondo a nu alguns malefícios da colonização.
id PUC_MINS-6_d0903975a14c76e8c5cffc22b9659adf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10294
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling As relações brasileiras de Almeida GarrettAlmeida GarrettAs relações brasileiras de Almeida GarrettAo examinar o espólio literário de Almeida Garrett, guardado na Biblioteca da Universidade de Coimbra, encontramos documentos que comprovam as ligações do escritor com o Brasil. Entre estes documentos destacam-se os textos, poéticos ou em prosa de ficção, e notas de Garrett sobre temas brasileiros. Daí nasceu a pesquisa que tem o título de As relações brasileiras de Almeida Garrett. Nesta pesquisa, que deu ensejo a uma tese de Livre-Docência, estudamos a elaboração do Romanceiro, a sua gênese e o papel que nela representou uma ligação brasileira de Garrett; a ode O Brasil Liberto, favorável à nossa independência; a crítica à iniciante literatura brasileira no Bosquejo da históriada poesia em língua portuguesa; a denúncia contra o colonialismo na história indígena Komurahy; o romance inacabado Helena, ambientadona Bahia; as crônicas com o título de O brasileiro em Lisboa. Assinalamos,finalmente, que as relações brasileiras de Garrett não se limitaramà sua vida familiar, política e social. Elas transcendem o meramenteafetivo e constituem, a par da simpatia pela literatura brasileira,uma defesa do novo espírito que presidiu os movimentos políticos em torno da independência dos países americanos, pondo a nu alguns malefícios da colonização.PUC Minas1999-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294Scripta; Vol 3 No 5 (1999): Scripta 5; 34-45Scripta; v. 3 n. 5 (1999): Almeida Garret; 34-452358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294/8412d'Alge, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T19:15:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10294Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T19:15:25Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações brasileiras de Almeida Garrett
title As relações brasileiras de Almeida Garrett
spellingShingle As relações brasileiras de Almeida Garrett
d'Alge, Carlos
Almeida Garrett
As relações brasileiras de Almeida Garrett
title_short As relações brasileiras de Almeida Garrett
title_full As relações brasileiras de Almeida Garrett
title_fullStr As relações brasileiras de Almeida Garrett
title_full_unstemmed As relações brasileiras de Almeida Garrett
title_sort As relações brasileiras de Almeida Garrett
author d'Alge, Carlos
author_facet d'Alge, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv d'Alge, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Almeida Garrett
As relações brasileiras de Almeida Garrett
topic Almeida Garrett
As relações brasileiras de Almeida Garrett
description Ao examinar o espólio literário de Almeida Garrett, guardado na Biblioteca da Universidade de Coimbra, encontramos documentos que comprovam as ligações do escritor com o Brasil. Entre estes documentos destacam-se os textos, poéticos ou em prosa de ficção, e notas de Garrett sobre temas brasileiros. Daí nasceu a pesquisa que tem o título de As relações brasileiras de Almeida Garrett. Nesta pesquisa, que deu ensejo a uma tese de Livre-Docência, estudamos a elaboração do Romanceiro, a sua gênese e o papel que nela representou uma ligação brasileira de Garrett; a ode O Brasil Liberto, favorável à nossa independência; a crítica à iniciante literatura brasileira no Bosquejo da históriada poesia em língua portuguesa; a denúncia contra o colonialismo na história indígena Komurahy; o romance inacabado Helena, ambientadona Bahia; as crônicas com o título de O brasileiro em Lisboa. Assinalamos,finalmente, que as relações brasileiras de Garrett não se limitaramà sua vida familiar, política e social. Elas transcendem o meramenteafetivo e constituem, a par da simpatia pela literatura brasileira,uma defesa do novo espírito que presidiu os movimentos políticos em torno da independência dos países americanos, pondo a nu alguns malefícios da colonização.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294/8412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 3 No 5 (1999): Scripta 5; 34-45
Scripta; v. 3 n. 5 (1999): Almeida Garret; 34-45
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528512151552