Estratégias literárias no discurso crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12504 |
Resumo: | Este artigo busca descrever, de modo contrastivo, procedimentos que caracterizam o ritualismo textual dos discursos crítico e literário. Tomando como corpus de análise alguns textos das obras Instantáneas, de Beatriz Sarlo, Emergencias, de Diamela Eltit, e ensaios de Flora Süssekind, pretende também apontar riscos e perspectivas de uma crítica híbrida, ou seja, que incorpora, em seus próprios rituais, procedimentos literários. Simultânea e metacriticamente, este artigo se oferece como um exercício conflituoso de vozes que, provocando-se umas às outras, trazem, para a cena escritural, efeitos imagéticos, narrativos, de concentração e esgarçamento do fluxo do sentido. Aqui, uma voz, adentrando territórios de silêncio, tenta ser mais de uma. |
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Este artigo busca descrever, de modo contrastivo, procedimentos que caracterizam o ritualismo textual dos discursos crítico e literário. Tomando como corpus de análise alguns textos das obras Instantáneas, de Beatriz Sarlo, Emergencias, de Diamela Eltit, e ensaios de Flora Süssekind, pretende também apontar riscos e perspectivas de uma crítica híbrida, ou seja, que incorpora, em seus próprios rituais, procedimentos literários. Simultânea e metacriticamente, este artigo se oferece como um exercício conflituoso de vozes que, provocando-se umas às outras, trazem, para a cena escritural, efeitos imagéticos, narrativos, de concentração e esgarçamento do fluxo do sentido. Aqui, uma voz, adentrando territórios de silêncio, tenta ser mais de uma. |
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