Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397 |
Resumo: | Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais. |
id |
PUC_MINS-6_09a4836580be67938d11f03a58feb206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4397 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua maternaGêneros e ensino de gramáticaRecursos gramaticais e efeitos de sentidoFormas verbais e gêneros do discurso.Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais.PUC Minas2009-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 95-110Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 95-1102358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397/4558Seltzer Goldstein, Normainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:35:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4397Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2020-02-18T15:35:25Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
title |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
spellingShingle |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna Seltzer Goldstein, Norma Gêneros e ensino de gramática Recursos gramaticais e efeitos de sentido Formas verbais e gêneros do discurso. |
title_short |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
title_full |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
title_fullStr |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
title_sort |
Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna |
author |
Seltzer Goldstein, Norma |
author_facet |
Seltzer Goldstein, Norma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seltzer Goldstein, Norma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros e ensino de gramática Recursos gramaticais e efeitos de sentido Formas verbais e gêneros do discurso. |
topic |
Gêneros e ensino de gramática Recursos gramaticais e efeitos de sentido Formas verbais e gêneros do discurso. |
description |
Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397/4558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 95-110 Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 95-110 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527399612416 |