Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seltzer Goldstein, Norma
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397
Resumo: Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais.
id PUC_MINS-6_09a4836580be67938d11f03a58feb206
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4397
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua maternaGêneros e ensino de gramáticaRecursos gramaticais e efeitos de sentidoFormas verbais e gêneros do discurso.Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais.PUC Minas2009-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 95-110Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 95-1102358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397/4558Seltzer Goldstein, Normainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:35:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4397Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2020-02-18T15:35:25Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
title Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
spellingShingle Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
Seltzer Goldstein, Norma
Gêneros e ensino de gramática
Recursos gramaticais e efeitos de sentido
Formas verbais e gêneros do discurso.
title_short Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
title_full Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
title_fullStr Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
title_full_unstemmed Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
title_sort Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna
author Seltzer Goldstein, Norma
author_facet Seltzer Goldstein, Norma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seltzer Goldstein, Norma
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros e ensino de gramática
Recursos gramaticais e efeitos de sentido
Formas verbais e gêneros do discurso.
topic Gêneros e ensino de gramática
Recursos gramaticais e efeitos de sentido
Formas verbais e gêneros do discurso.
description Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4397/4558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 95-110
Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 95-110
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527399612416