Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Kariny Cristina Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187
Resumo: Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.
id PUC_MINS-6_13b858abb714da7df90b46f301131f70
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14820
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencialPráticas de letramentosEventos de letramentoEducação a distânciaDisciplina semipresencialGênero fórumAssumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.PUC Minas2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p18710.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-2072358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187/12876https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Kariny Cristina Souza2019-11-28T18:43:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14820Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:43:51Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
title Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
spellingShingle Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
Raposo, Kariny Cristina Souza
Práticas de letramentos
Eventos de letramento
Educação a distância
Disciplina semipresencial
Gênero fórum
title_short Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
title_full Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
title_fullStr Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
title_full_unstemmed Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
title_sort Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
author Raposo, Kariny Cristina Souza
author_facet Raposo, Kariny Cristina Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Kariny Cristina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de letramentos
Eventos de letramento
Educação a distância
Disciplina semipresencial
Gênero fórum
topic Práticas de letramentos
Eventos de letramento
Educação a distância
Disciplina semipresencial
Gênero fórum
description Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187
10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187/12876
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207
Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329530893467648