Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187 |
Resumo: | Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina. |
id |
PUC_MINS-6_13b858abb714da7df90b46f301131f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14820 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencialPráticas de letramentosEventos de letramentoEducação a distânciaDisciplina semipresencialGênero fórumAssumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.PUC Minas2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p18710.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-2072358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187/12876https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Kariny Cristina Souza2019-11-28T18:43:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14820Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:43:51Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
title |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
spellingShingle |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial Raposo, Kariny Cristina Souza Práticas de letramentos Eventos de letramento Educação a distância Disciplina semipresencial Gênero fórum |
title_short |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
title_full |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
title_fullStr |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
title_full_unstemmed |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
title_sort |
Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial |
author |
Raposo, Kariny Cristina Souza |
author_facet |
Raposo, Kariny Cristina Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Kariny Cristina Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de letramentos Eventos de letramento Educação a distância Disciplina semipresencial Gênero fórum |
topic |
Práticas de letramentos Eventos de letramento Educação a distância Disciplina semipresencial Gênero fórum |
description |
Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p187/12876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207 Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 187-207 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329530893467648 |