APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755
Resumo: Este trabalho busca investigar a percepção e o perfil do aluno na educação semipresencial do Centro Universitário São Lucas em Porto Velho, estado de Rondônia, no que tange aos processos avaliativos, de aprendizagem e concepção do que é educação semipresencial. Para realizar tal atividade, os processos metodológicos adotados foram a investigação bibliográfica, a aplicação de questionário semiaberto com análise quantitativa e qualitativa das informações coletadas, usando o método de análise de conteúdo de Pierre Bardin (2009). As discussões teóricas realizadas giraram em torno das concepções educacionais e formativas do modelo semipresencial na perspectiva do perfil acadêmico analisado, dialogando com aspectos sociológicos e psicológicos da teoria educacional, visando maior amplitude da análise. Os resultados apontam que o educando tem ainda uma visão reduzida e apriorística da educação à distância e de suas potencialidades, baseando-se na perspectiva tradicional de educação e avaliação, necessitando da presença do professor como condutor, não como orientador, do processo de aprendizagem. Apesar de acreditarmos na amplitude social da cultura tecnológica, percebemos que ainda há muito o que caminhar para que cultura acadêmica assimile efetivamente este aspecto, fato que este artigo apresenta.PALAVRAS CHAVE: Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante.ABSTRACTThis work investigates the perception and profile of the student in semipresential education of São Luca University Center in Porto Velho, state of Rondônia, with respect to evaluation processes, learning and design of which is semipresential education. To perform this activity, the methodological process used were bibliographical research, the application of semi-open questionnaire with quantitative and qualitative analysis of information collected using the method of Pierre Bardin content analysis (2009). Theoretical discussions revolved around the educational and training concepts of semipresential model from the perspective of the analyzed academic profile, dialoguing with sociological and psychological aspects of educational theory, seeking greater breadth of analysis. The results show that the student still has a small and a priori view of distance education and its potential, based on the traditional view of education and evaluation, requiring the presence of the teacher as a conductor, not as a guide, of the learning process. Although we believe the social breadth of technological culture, we realize that there is still much to walk to academic culture effectively assimilate this, the fact that this article presents.KEYWORDS: Evaluation. Learning. Semipresential. Student.
id GPCS-1_9e0de7bb2f67bda9b9b03646c4f99e85
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIALAvaliação. Aprendizagem. Semipresencial. EstudanteEste trabalho busca investigar a percepção e o perfil do aluno na educação semipresencial do Centro Universitário São Lucas em Porto Velho, estado de Rondônia, no que tange aos processos avaliativos, de aprendizagem e concepção do que é educação semipresencial. Para realizar tal atividade, os processos metodológicos adotados foram a investigação bibliográfica, a aplicação de questionário semiaberto com análise quantitativa e qualitativa das informações coletadas, usando o método de análise de conteúdo de Pierre Bardin (2009). As discussões teóricas realizadas giraram em torno das concepções educacionais e formativas do modelo semipresencial na perspectiva do perfil acadêmico analisado, dialogando com aspectos sociológicos e psicológicos da teoria educacional, visando maior amplitude da análise. Os resultados apontam que o educando tem ainda uma visão reduzida e apriorística da educação à distância e de suas potencialidades, baseando-se na perspectiva tradicional de educação e avaliação, necessitando da presença do professor como condutor, não como orientador, do processo de aprendizagem. Apesar de acreditarmos na amplitude social da cultura tecnológica, percebemos que ainda há muito o que caminhar para que cultura acadêmica assimile efetivamente este aspecto, fato que este artigo apresenta.PALAVRAS CHAVE: Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante.ABSTRACTThis work investigates the perception and profile of the student in semipresential education of São Luca University Center in Porto Velho, state of Rondônia, with respect to evaluation processes, learning and design of which is semipresential education. To perform this activity, the methodological process used were bibliographical research, the application of semi-open questionnaire with quantitative and qualitative analysis of information collected using the method of Pierre Bardin content analysis (2009). Theoretical discussions revolved around the educational and training concepts of semipresential model from the perspective of the analyzed academic profile, dialoguing with sociological and psychological aspects of educational theory, seeking greater breadth of analysis. The results show that the student still has a small and a priori view of distance education and its potential, based on the traditional view of education and evaluation, requiring the presence of the teacher as a conductor, not as a guide, of the learning process. Although we believe the social breadth of technological culture, we realize that there is still much to walk to academic culture effectively assimilate this, the fact that this article presents.KEYWORDS: Evaluation. Learning. Semipresential. Student.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 299-3132317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Andrade, Rafael Ademir2021-03-31T15:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-06T12:28:06.428179Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
title APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
spellingShingle APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante
title_short APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
title_full APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
title_fullStr APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
title_sort APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
author Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
author_facet Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante
topic Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante
description Este trabalho busca investigar a percepção e o perfil do aluno na educação semipresencial do Centro Universitário São Lucas em Porto Velho, estado de Rondônia, no que tange aos processos avaliativos, de aprendizagem e concepção do que é educação semipresencial. Para realizar tal atividade, os processos metodológicos adotados foram a investigação bibliográfica, a aplicação de questionário semiaberto com análise quantitativa e qualitativa das informações coletadas, usando o método de análise de conteúdo de Pierre Bardin (2009). As discussões teóricas realizadas giraram em torno das concepções educacionais e formativas do modelo semipresencial na perspectiva do perfil acadêmico analisado, dialogando com aspectos sociológicos e psicológicos da teoria educacional, visando maior amplitude da análise. Os resultados apontam que o educando tem ainda uma visão reduzida e apriorística da educação à distância e de suas potencialidades, baseando-se na perspectiva tradicional de educação e avaliação, necessitando da presença do professor como condutor, não como orientador, do processo de aprendizagem. Apesar de acreditarmos na amplitude social da cultura tecnológica, percebemos que ainda há muito o que caminhar para que cultura acadêmica assimile efetivamente este aspecto, fato que este artigo apresenta.PALAVRAS CHAVE: Avaliação. Aprendizagem. Semipresencial. Estudante.ABSTRACTThis work investigates the perception and profile of the student in semipresential education of São Luca University Center in Porto Velho, state of Rondônia, with respect to evaluation processes, learning and design of which is semipresential education. To perform this activity, the methodological process used were bibliographical research, the application of semi-open questionnaire with quantitative and qualitative analysis of information collected using the method of Pierre Bardin content analysis (2009). Theoretical discussions revolved around the educational and training concepts of semipresential model from the perspective of the analyzed academic profile, dialoguing with sociological and psychological aspects of educational theory, seeking greater breadth of analysis. The results show that the student still has a small and a priori view of distance education and its potential, based on the traditional view of education and evaluation, requiring the presence of the teacher as a conductor, not as a guide, of the learning process. Although we believe the social breadth of technological culture, we realize that there is still much to walk to academic culture effectively assimilate this, the fact that this article presents.KEYWORDS: Evaluation. Learning. Semipresential. Student.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/755/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 299-313
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1792807729335631872