Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir as características da linguagem mediada pelo computador em um ambiente de ensino e aprendizagem de língua estrangeira viabilizado pelo uso de recursos de comunicação síncrona na modalidade escrita – chat. O presente estudo se fundamenta em (i) princípios teóricos sobre o uso de tecnologias e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no escopo do Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (TELLES, 2005); (ii) estudos sobre as características da linguagem em interações via chat; (iii) diferentes perspectivas teóricas a respeito das relações entre o oral e o escrito, enfatizando a perspectiva da heterogeneidade constitutiva da escrita (CORRÊA, 1997, 1998, 2001); e (iv) em alguns conceitos pertinentes à área da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986). Toma‑se como material de análise a produção escrita de uma universitária brasileira (formanda em Licenciatura em Letras) que interage com um universitário estadunidense (cursando Estudos Religiosos) via Windows Live Messenger. Os dados foram coletados em um período de 5 meses, durante os quais os participantes interagiram via chat, totalizando 12 interações em inglês e em português. Na análise, enfocam-se as interações em língua portuguesa, particularmente a fragmentação das mensagens, o uso (ou não) de sinais de pontuação e de abreviaturas na produção da participante brasileira, a fim de se discutirem as representações que ela constrói sobre a (sua) escrita, sobre seu interlocutor, sobre si mesma e sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. |
id |
PUC_MINS-6_1652975f521c2e472d5db480ee2be77a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4240 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escritaLíngua escritaHeterogeneidadeChatTeletandem.O objetivo deste trabalho é discutir as características da linguagem mediada pelo computador em um ambiente de ensino e aprendizagem de língua estrangeira viabilizado pelo uso de recursos de comunicação síncrona na modalidade escrita – chat. O presente estudo se fundamenta em (i) princípios teóricos sobre o uso de tecnologias e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no escopo do Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (TELLES, 2005); (ii) estudos sobre as características da linguagem em interações via chat; (iii) diferentes perspectivas teóricas a respeito das relações entre o oral e o escrito, enfatizando a perspectiva da heterogeneidade constitutiva da escrita (CORRÊA, 1997, 1998, 2001); e (iv) em alguns conceitos pertinentes à área da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986). Toma‑se como material de análise a produção escrita de uma universitária brasileira (formanda em Licenciatura em Letras) que interage com um universitário estadunidense (cursando Estudos Religiosos) via Windows Live Messenger. Os dados foram coletados em um período de 5 meses, durante os quais os participantes interagiram via chat, totalizando 12 interações em inglês e em português. Na análise, enfocam-se as interações em língua portuguesa, particularmente a fragmentação das mensagens, o uso (ou não) de sinais de pontuação e de abreviaturas na produção da participante brasileira, a fim de se discutirem as representações que ela constrói sobre a (sua) escrita, sobre seu interlocutor, sobre si mesma e sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira.PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 53-74Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 53-742358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240/4393Marques Spatti Cavalari, Suziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4240Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
title |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
spellingShingle |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita Marques Spatti Cavalari, Suzi Língua escrita Heterogeneidade Chat Teletandem. |
title_short |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
title_full |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
title_fullStr |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
title_sort |
Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita |
author |
Marques Spatti Cavalari, Suzi |
author_facet |
Marques Spatti Cavalari, Suzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Spatti Cavalari, Suzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua escrita Heterogeneidade Chat Teletandem. |
topic |
Língua escrita Heterogeneidade Chat Teletandem. |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir as características da linguagem mediada pelo computador em um ambiente de ensino e aprendizagem de língua estrangeira viabilizado pelo uso de recursos de comunicação síncrona na modalidade escrita – chat. O presente estudo se fundamenta em (i) princípios teóricos sobre o uso de tecnologias e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no escopo do Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (TELLES, 2005); (ii) estudos sobre as características da linguagem em interações via chat; (iii) diferentes perspectivas teóricas a respeito das relações entre o oral e o escrito, enfatizando a perspectiva da heterogeneidade constitutiva da escrita (CORRÊA, 1997, 1998, 2001); e (iv) em alguns conceitos pertinentes à área da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986). Toma‑se como material de análise a produção escrita de uma universitária brasileira (formanda em Licenciatura em Letras) que interage com um universitário estadunidense (cursando Estudos Religiosos) via Windows Live Messenger. Os dados foram coletados em um período de 5 meses, durante os quais os participantes interagiram via chat, totalizando 12 interações em inglês e em português. Na análise, enfocam-se as interações em língua portuguesa, particularmente a fragmentação das mensagens, o uso (ou não) de sinais de pontuação e de abreviaturas na produção da participante brasileira, a fim de se discutirem as representações que ela constrói sobre a (sua) escrita, sobre seu interlocutor, sobre si mesma e sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4240/4393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 53-74 Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 53-74 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329526948724736 |