A abordagem histórica do letramento: ecos da memória na atualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p23 |
Resumo: | A palavra letramento adquiriu uma polissemia que a afasta da noção de processo sócio-histórico e a associa à codificação-decodificação da escrita. Sob essa concepção, não teríamos nada a acrescentar. Defendemos neste artigo, sob o enfoque da análise do discurso pêcheutiana e da psicanálise lacaniana, a concepção de letramento como fenômeno que influencia indiretamente culturas e indivíduos que não dominam a escrita, por ser um processo mais amplo do que a alfabetização. Como evidência dessa proposta, analisamos o texto de um aluno, que, instado a escrever sobre um tema distante da realidade em que vive, mobiliza lugares do arquivo e de sua memória particular, indicando um conhecimento da cultura escrita, mesmo que seu produto mostre a interpenetração de formas orais e escritas da língua, fato este que não é aceito por aqueles que defendem uma concepção a-histórica de letramento. Discutimos que sua escrita escapa das malhas redutoras de uma ideologia pedagogizante e reflete coerência discursiva estrutural ao desafio que lhe foi colocado. Propomos, ao final, que os educadores, em suas práticas, favoreçam a emergência da autoria de seus alunos. |
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