As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317 |
Resumo: | Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. |
id |
PUC_MINS-6_1fb949aff27ec262b6c4ccdcf29b01d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua PortuguesaRepresentações sociaisIdentidade do professor de LPPrática formativa.Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 225-244Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 225-2442358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317/4464Bicalho Ribeiro, Pollyanneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
title |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa Bicalho Ribeiro, Pollyanne Representações sociais Identidade do professor de LP Prática formativa. |
title_short |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
title_full |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
title_sort |
As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
author |
Bicalho Ribeiro, Pollyanne |
author_facet |
Bicalho Ribeiro, Pollyanne |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bicalho Ribeiro, Pollyanne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Identidade do professor de LP Prática formativa. |
topic |
Representações sociais Identidade do professor de LP Prática formativa. |
description |
Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317/4464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 225-244 Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 225-244 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527326212096 |