As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho Ribeiro, Pollyanne
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317
Resumo: Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. 
id PUC_MINS-6_1fb949aff27ec262b6c4ccdcf29b01d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua PortuguesaRepresentações sociaisIdentidade do professor de LPPrática formativa.Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 225-244Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 225-2442358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317/4464Bicalho Ribeiro, Pollyanneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
title As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
spellingShingle As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
Bicalho Ribeiro, Pollyanne
Representações sociais
Identidade do professor de LP
Prática formativa.
title_short As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
title_full As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
title_fullStr As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
title_sort As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
author Bicalho Ribeiro, Pollyanne
author_facet Bicalho Ribeiro, Pollyanne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho Ribeiro, Pollyanne
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Identidade do professor de LP
Prática formativa.
topic Representações sociais
Identidade do professor de LP
Prática formativa.
description Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4317/4464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 225-244
Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 225-244
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527326212096