Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nildiceia Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Jessica Chagas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26122
Resumo: Review of “Initial and continuing training of Portuguese as a foreign language / Second language teachers in Brazil”, which deals with a collection of articles organized by Scaramucci and Bizon, offers an overview of the initial and continuing training of Portuguese as a foreign language teacher (PLE) ) and Portuguese as a second language (PSL or PL2), involving the four degrees already institutionalized in Brazil and other important programs that have teacher training initiatives. The compilation brings together texts by consolidated authors in the area of ​​PLE / PL2 in Brazil and internationally. When we refer to the “PLE / PL2 area”, we refer to the notion of a field of knowledge, of knowledge. Therefore, they are teachers, researchers, political agents of consolidation, dissemination and projection of this field of knowledge, which, in turn, is strengthened by such initiatives.
id PUC_MINS-6_303b2543ea7cb150a431dc6b5c5e8df3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26122
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no BrasilPortuguês Língua EstrangeiraPortuguês Segunda LínguaFormação inicialReview of “Initial and continuing training of Portuguese as a foreign language / Second language teachers in Brazil”, which deals with a collection of articles organized by Scaramucci and Bizon, offers an overview of the initial and continuing training of Portuguese as a foreign language teacher (PLE) ) and Portuguese as a second language (PSL or PL2), involving the four degrees already institutionalized in Brazil and other important programs that have teacher training initiatives. The compilation brings together texts by consolidated authors in the area of ​​PLE / PL2 in Brazil and internationally. When we refer to the “PLE / PL2 area”, we refer to the notion of a field of knowledge, of knowledge. Therefore, they are teachers, researchers, political agents of consolidation, dissemination and projection of this field of knowledge, which, in turn, is strengthened by such initiatives.Reseña de “Formación inicial y continua de portugués como lengua extranjera / profesores de segunda lengua en Brasil”, que trata de una colección de artículos organizados por Scaramucci y Bizon, ofrece una visión general de la formación inicial y continua de portugués como profesor de lengua extranjera (PLE)) y portugués como segunda lengua (PSL o PL2), involucrando las cuatro titulaciones ya institucionalizadas en Brasil y otros programas importantes que cuentan con iniciativas de formación docente. La compilación reúne textos de autores consolidados en el área de PLE / PL2 en Brasil e internacionalmente. Cuando nos referimos al “área PLE / PL2”, nos referimos a la noción de un campo de conocimiento, de conocimiento. Por tanto, son docentes, investigadores, agentes políticos de consolidación, difusión y proyección de este campo del conocimiento, que, a su vez, se ve reforzado por este tipo de iniciativas.Resenha de “Formação inicial e continuada de professores de português língua estrangeira/Segunda língua no Brasil”, que trata de uma coletânea de artigos organizada por Scaramucci e Bizon oferece um panorama no âmbito da formação inicial e continuada de professores de português língua estrangeira (PLE) e de português segunda língua (PSL ou PL2), envolvendo as quatro licenciaturas já institucionalizadas no Brasil e de outros programas importantes que dispõem de iniciativas de formação de professores. A compilação reúne textos de autores consolidados na área de PLE/PL2 no Brasil e internacionalmente. Quando nos referimos à “área de PLE/PL2”, remetemos à noção de um campo de saber, de conhecimento. Portanto, são professores, pesquisadores, agentes políticos de consolidação, divulgação e projeção desse campo de saber que, por sua vez, é fortalecido por tais iniciativas.PUC Minas2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2612210.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760Scripta; Vol 25 No 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 746-760Scripta; v. 25 n. 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 746-7602358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26122/18349Copyright (c) 2021 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Nildiceia AparecidaAlmeida, Jessica Chagas de2022-02-17T06:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26122Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-02-17T06:28:44Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
title Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
Rocha, Nildiceia Aparecida
Português Língua Estrangeira
Português Segunda Língua
Formação inicial
title_short Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
title_full Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
title_sort Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil
author Rocha, Nildiceia Aparecida
author_facet Rocha, Nildiceia Aparecida
Almeida, Jessica Chagas de
author_role author
author2 Almeida, Jessica Chagas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Nildiceia Aparecida
Almeida, Jessica Chagas de
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira
Português Segunda Língua
Formação inicial
topic Português Língua Estrangeira
Português Segunda Língua
Formação inicial
description Review of “Initial and continuing training of Portuguese as a foreign language / Second language teachers in Brazil”, which deals with a collection of articles organized by Scaramucci and Bizon, offers an overview of the initial and continuing training of Portuguese as a foreign language teacher (PLE) ) and Portuguese as a second language (PSL or PL2), involving the four degrees already institutionalized in Brazil and other important programs that have teacher training initiatives. The compilation brings together texts by consolidated authors in the area of ​​PLE / PL2 in Brazil and internationally. When we refer to the “PLE / PL2 area”, we refer to the notion of a field of knowledge, of knowledge. Therefore, they are teachers, researchers, political agents of consolidation, dissemination and projection of this field of knowledge, which, in turn, is strengthened by such initiatives.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26122
10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26122
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26122/18349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 25 No 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 746-760
Scripta; v. 25 n. 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 746-760
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329531884371968