Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Graça
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543
Resumo: Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.
id PUC_MINS-6_37bef41530a95a37f63d85d30a1a8033
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12543
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Deslocamentos e configurações do letramento literário na escolaLetramentoFormação de leitoresEscolarização da leituraLeitura literária.Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.PUC Minas2004-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543Scripta; Vol 7 No 14 (2004): Scripta 14; 67-78Scripta; v. 7 n. 14 (2004): Edição especial do I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura – interseções; 67-782358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543/9847Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Graça2021-11-05T11:33:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12543Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-11-05T11:33:40Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
title Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
spellingShingle Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
Paulino, Graça
Letramento
Formação de leitores
Escolarização da leitura
Leitura literária.
title_short Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
title_full Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
title_fullStr Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
title_full_unstemmed Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
title_sort Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
author Paulino, Graça
author_facet Paulino, Graça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Formação de leitores
Escolarização da leitura
Leitura literária.
topic Letramento
Formação de leitores
Escolarização da leitura
Leitura literária.
description Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543/9847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 7 No 14 (2004): Scripta 14; 67-78
Scripta; v. 7 n. 14 (2004): Edição especial do I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura – interseções; 67-78
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329529781977088