LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rildo José Cosson
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172
Resumo: Embora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço.
id UFT-4_224b90edbee69f08b696172aa513c107
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10172
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIOEnsino de literatura;Leitor literário;Prática de leitura literária;Letramento literárioEmbora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1017210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 205-2162179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172/18414Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Rildo José Cosson2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10172Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
title LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
spellingShingle LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
Mota, Rildo José Cosson
Ensino de literatura;
Leitor literário;
Prática de leitura literária;
Letramento literário
title_short LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_fullStr LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full_unstemmed LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_sort LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
author Mota, Rildo José Cosson
author_facet Mota, Rildo José Cosson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Rildo José Cosson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura;
Leitor literário;
Prática de leitura literária;
Letramento literário
topic Ensino de literatura;
Leitor literário;
Prática de leitura literária;
Letramento literário
description Embora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172/18414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 205-216
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994909446144