Relação com a escrita e percurso de inserção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frier, Catherine
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451
Resumo: Oartigo procura explorar a relação com a escrita de jovens de Grenoble no final da escolaridade obrigatória e engajados em diferentes dispositivos da Missão de Inserção dos Jovens da Educação Nacional, com o objetivo de avaliar o impacto, no procedimento global de inserção profissional, do foco no domínio imperfeito que esses jovens têm da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa empírica, que se apóia em entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa permitem completar contribuições anteriores, evidenciando a permanência de certas representações e práticas concernentes à língua escrita. O trabalho contribui, também, para uma primeira avaliação da relação com a escrita de muitos jovens, que se sentem incomodados no ambiente escolar. Em relação a esses jovens, uma constatação se impõe: mesmo se suas relações com a “coisa escrita” continuam difíceis e conflituosas, seu investimento na escrita é real. As práticas existem e constituem pistas didáticas. Mas se o domínio da língua escrita é desejado a curto ou longo prazo,é no interior de um projeto global de se recolocar na estrada, para sair do impasse escolar e profissional. 
id PUC_MINS-6_490b8519e642abbfeda2827942fedf47
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12451
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Relação com a escrita e percurso de inserçãoRelação com a escritaDidática da escritaIletrismoInserção.Oartigo procura explorar a relação com a escrita de jovens de Grenoble no final da escolaridade obrigatória e engajados em diferentes dispositivos da Missão de Inserção dos Jovens da Educação Nacional, com o objetivo de avaliar o impacto, no procedimento global de inserção profissional, do foco no domínio imperfeito que esses jovens têm da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa empírica, que se apóia em entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa permitem completar contribuições anteriores, evidenciando a permanência de certas representações e práticas concernentes à língua escrita. O trabalho contribui, também, para uma primeira avaliação da relação com a escrita de muitos jovens, que se sentem incomodados no ambiente escolar. Em relação a esses jovens, uma constatação se impõe: mesmo se suas relações com a “coisa escrita” continuam difíceis e conflituosas, seu investimento na escrita é real. As práticas existem e constituem pistas didáticas. Mas se o domínio da língua escrita é desejado a curto ou longo prazo,é no interior de um projeto global de se recolocar na estrada, para sair do impasse escolar e profissional. PUC Minas2002-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 81-96Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 81-962358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451/9766Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrier, Catherine2019-11-28T18:13:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12451Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:13:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação com a escrita e percurso de inserção
title Relação com a escrita e percurso de inserção
spellingShingle Relação com a escrita e percurso de inserção
Frier, Catherine
Relação com a escrita
Didática da escrita
Iletrismo
Inserção.
title_short Relação com a escrita e percurso de inserção
title_full Relação com a escrita e percurso de inserção
title_fullStr Relação com a escrita e percurso de inserção
title_full_unstemmed Relação com a escrita e percurso de inserção
title_sort Relação com a escrita e percurso de inserção
author Frier, Catherine
author_facet Frier, Catherine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frier, Catherine
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com a escrita
Didática da escrita
Iletrismo
Inserção.
topic Relação com a escrita
Didática da escrita
Iletrismo
Inserção.
description Oartigo procura explorar a relação com a escrita de jovens de Grenoble no final da escolaridade obrigatória e engajados em diferentes dispositivos da Missão de Inserção dos Jovens da Educação Nacional, com o objetivo de avaliar o impacto, no procedimento global de inserção profissional, do foco no domínio imperfeito que esses jovens têm da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa empírica, que se apóia em entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa permitem completar contribuições anteriores, evidenciando a permanência de certas representações e práticas concernentes à língua escrita. O trabalho contribui, também, para uma primeira avaliação da relação com a escrita de muitos jovens, que se sentem incomodados no ambiente escolar. Em relação a esses jovens, uma constatação se impõe: mesmo se suas relações com a “coisa escrita” continuam difíceis e conflituosas, seu investimento na escrita é real. As práticas existem e constituem pistas didáticas. Mas se o domínio da língua escrita é desejado a curto ou longo prazo,é no interior de um projeto global de se recolocar na estrada, para sair do impasse escolar e profissional. 
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451/9766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 81-96
Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 81-96
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329529345769472