Relação com a escrita e percurso de inserção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12451 |
Resumo: | Oartigo procura explorar a relação com a escrita de jovens de Grenoble no final da escolaridade obrigatória e engajados em diferentes dispositivos da Missão de Inserção dos Jovens da Educação Nacional, com o objetivo de avaliar o impacto, no procedimento global de inserção profissional, do foco no domínio imperfeito que esses jovens têm da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa empírica, que se apóia em entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa permitem completar contribuições anteriores, evidenciando a permanência de certas representações e práticas concernentes à língua escrita. O trabalho contribui, também, para uma primeira avaliação da relação com a escrita de muitos jovens, que se sentem incomodados no ambiente escolar. Em relação a esses jovens, uma constatação se impõe: mesmo se suas relações com a “coisa escrita” continuam difíceis e conflituosas, seu investimento na escrita é real. As práticas existem e constituem pistas didáticas. Mas se o domínio da língua escrita é desejado a curto ou longo prazo,é no interior de um projeto global de se recolocar na estrada, para sair do impasse escolar e profissional. |
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