O jovem antero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berardinelli, Cleonice
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141
Resumo: Neste ensaio pretende-se salientar uma pane da poesia anteriana que não tem sido valorizada: a poesia da Juventude. Percorrendo as páginas das Primaveras românticas e relendo alguns poemas de Raios de extinta luz, pode-se facilmente verificar a preocupação do autor em variar os metros, misturá-los no mesmo poema ou na mesma estrofe, procurando adequá-los aos temas abordados. É também de notar a utilização/não utilização das rimas, os discretos mas expressivos jogos de palavras, as imagens inovadoras e por vezes bastante ousadas. Além destes pontos, que dizem mais respeito ao nível da expressão, relevaram-se alguns temas por ele abordados e mais tarde relegados ao quase total esquecimento, tais como o do amor que oscila entre o filial e o marcadamente sensual, de que são exemplos alguns poemas da primeira juventude. Procurou-se, numa leitura atenta, chamar a atenção dos leitores de Antero para uma face que se tem mantido quase sempre na sombra, obscurecida pela perfeição dos sonetos, dos quais alguns datam da sua extrema juventude.
id PUC_MINS-6_4bbd019e3427bbc18a03c1737311a0db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10141
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling O jovem anteroPoesiaPrimaveras românticasRaios de extinta luzPoesia de JuventudeNeste ensaio pretende-se salientar uma pane da poesia anteriana que não tem sido valorizada: a poesia da Juventude. Percorrendo as páginas das Primaveras românticas e relendo alguns poemas de Raios de extinta luz, pode-se facilmente verificar a preocupação do autor em variar os metros, misturá-los no mesmo poema ou na mesma estrofe, procurando adequá-los aos temas abordados. É também de notar a utilização/não utilização das rimas, os discretos mas expressivos jogos de palavras, as imagens inovadoras e por vezes bastante ousadas. Além destes pontos, que dizem mais respeito ao nível da expressão, relevaram-se alguns temas por ele abordados e mais tarde relegados ao quase total esquecimento, tais como o do amor que oscila entre o filial e o marcadamente sensual, de que são exemplos alguns poemas da primeira juventude. Procurou-se, numa leitura atenta, chamar a atenção dos leitores de Antero para uma face que se tem mantido quase sempre na sombra, obscurecida pela perfeição dos sonetos, dos quais alguns datam da sua extrema juventude.PUC Minas1997-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141Scripta; Vol 1 No 1 (1997): Scripta 1; 39-52Scripta; v. 1 n. 1 (1997): Scripta 1; 39-522358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141/8255Berardinelli, Cleoniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:16:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10141Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:16:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O jovem antero
title O jovem antero
spellingShingle O jovem antero
Berardinelli, Cleonice
Poesia
Primaveras românticas
Raios de extinta luz
Poesia de Juventude
title_short O jovem antero
title_full O jovem antero
title_fullStr O jovem antero
title_full_unstemmed O jovem antero
title_sort O jovem antero
author Berardinelli, Cleonice
author_facet Berardinelli, Cleonice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berardinelli, Cleonice
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Primaveras românticas
Raios de extinta luz
Poesia de Juventude
topic Poesia
Primaveras românticas
Raios de extinta luz
Poesia de Juventude
description Neste ensaio pretende-se salientar uma pane da poesia anteriana que não tem sido valorizada: a poesia da Juventude. Percorrendo as páginas das Primaveras românticas e relendo alguns poemas de Raios de extinta luz, pode-se facilmente verificar a preocupação do autor em variar os metros, misturá-los no mesmo poema ou na mesma estrofe, procurando adequá-los aos temas abordados. É também de notar a utilização/não utilização das rimas, os discretos mas expressivos jogos de palavras, as imagens inovadoras e por vezes bastante ousadas. Além destes pontos, que dizem mais respeito ao nível da expressão, relevaram-se alguns temas por ele abordados e mais tarde relegados ao quase total esquecimento, tais como o do amor que oscila entre o filial e o marcadamente sensual, de que são exemplos alguns poemas da primeira juventude. Procurou-se, numa leitura atenta, chamar a atenção dos leitores de Antero para uma face que se tem mantido quase sempre na sombra, obscurecida pela perfeição dos sonetos, dos quais alguns datam da sua extrema juventude.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10141/8255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 1 No 1 (1997): Scripta 1; 39-52
Scripta; v. 1 n. 1 (1997): Scripta 1; 39-52
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528111595520