"Eis o malandro na praça outra vez": a fundação da discursividade malandra no Brasil dos anos 70
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/13941 |
Resumo: | A malandragem é um dos fenômenos sociais mais tradicionais e populares no Brasil. Ao lado das imagens do "país do samba", "do futebol" e "do carnaval", pode-se mesmo falar de uma "cultura da malandragem" no Brasil. Mas, curiosamente, essa cultura tem merecido ainda pouca atenção dos cientistas sociais. Nos anos 70 a malandragem adquiriu o status de problema sociológico na medida em que, por meio dela, se buscava compreender a estrutura e a dinâmica da sociedade brasileira. Nesse período, importantes interpretações foram elaboradas sendo, hoje, consideradas clássicas. Ao conjunto dessas interpretações chamo de "sociologia da malandragem". A compreensão da eficácia simbólica do discurso sociológico sobre a malandragem nos anos 70, longe de ser única e exclusivamente uma resposta metafórica ao fechamento político imposto pelo Golpe Militar de 64, exige que se considere não só o contexto no qual esse discurso é produzido mas, sobretudo, o próprio discurso sociológico sobre a malandragem. |
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"Eis o malandro na praça outra vez": a fundação da discursividade malandra no Brasil dos anos 70MalandragemMetáfora políticaCultura popularEstrutura narrativaA malandragem é um dos fenômenos sociais mais tradicionais e populares no Brasil. Ao lado das imagens do "país do samba", "do futebol" e "do carnaval", pode-se mesmo falar de uma "cultura da malandragem" no Brasil. Mas, curiosamente, essa cultura tem merecido ainda pouca atenção dos cientistas sociais. Nos anos 70 a malandragem adquiriu o status de problema sociológico na medida em que, por meio dela, se buscava compreender a estrutura e a dinâmica da sociedade brasileira. Nesse período, importantes interpretações foram elaboradas sendo, hoje, consideradas clássicas. Ao conjunto dessas interpretações chamo de "sociologia da malandragem". A compreensão da eficácia simbólica do discurso sociológico sobre a malandragem nos anos 70, longe de ser única e exclusivamente uma resposta metafórica ao fechamento político imposto pelo Golpe Militar de 64, exige que se considere não só o contexto no qual esse discurso é produzido mas, sobretudo, o próprio discurso sociológico sobre a malandragem. PUC Minas2006-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/13941Scripta; Vol 10 No 19 (2006): Scripta 19; 108-121Scripta; v. 10 n. 19 (2006): Scripta 19; 108-1212358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/13941/10953https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Gilmar2019-11-28T18:00:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13941Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:00:45Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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A malandragem é um dos fenômenos sociais mais tradicionais e populares no Brasil. Ao lado das imagens do "país do samba", "do futebol" e "do carnaval", pode-se mesmo falar de uma "cultura da malandragem" no Brasil. Mas, curiosamente, essa cultura tem merecido ainda pouca atenção dos cientistas sociais. Nos anos 70 a malandragem adquiriu o status de problema sociológico na medida em que, por meio dela, se buscava compreender a estrutura e a dinâmica da sociedade brasileira. Nesse período, importantes interpretações foram elaboradas sendo, hoje, consideradas clássicas. Ao conjunto dessas interpretações chamo de "sociologia da malandragem". A compreensão da eficácia simbólica do discurso sociológico sobre a malandragem nos anos 70, longe de ser única e exclusivamente uma resposta metafórica ao fechamento político imposto pelo Golpe Militar de 64, exige que se considere não só o contexto no qual esse discurso é produzido mas, sobretudo, o próprio discurso sociológico sobre a malandragem. |
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